24/08/2009

Jardim Botto Machado renasce com nova imagem

In Jornal de Notícias (24/8/2009)
CRISTIANO PEREIRA

«Espaço verde no Campo de Santa Clara reabre com quiosque, esplanada e jardim infantil

Depois de anos entregue ao abandono e ao vandalismo, o Jardim Botto Machado, em Lisboa, reabriu com outras condições. Mas há quem se queixe dos cães que sujam a relva e da escasssez de casas de banho.

É um renovado espaço verde, junto ao Panteão Nacional (onde repousa Amália Rodrigues) e ao Campo de Santa Clara, onde duas vezes por semana se ergue a Feira da Ladra. Há uns meses, o Jardim Botto Machado era uma zona suja, descuidada, perigosa até. Agora reabriu com nova iluminação, novos canteiros e vegetação, um parque infantil e um quiosque com esplanada.

"Está muito mais convidativo", diz, ao JN, Vítor Agostinho, o presidente da Junta de Freguesia de São Vicente de Fora (CDU). O autarca sublinha que o objectivo, agora "é ocupar os espaços públicos para que não seja o vandalismo a ocupá-los". "Vamos ver até onde conseguimos ir e é essa a nossa preocupação", acrescenta.

A intervenção teve um custo de cerca de 260 mil euros (abaixo dos 317 mil euros previstos) que foi suportado pelas contrapartidas financeiras do Casino Lisboa, tal como confirmou, ao JN, Sá Fernandes, vereador do Espaço Público e Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa (CML).

O presidente da Junta de São Vicente lamenta que a CML "não tenha levado em conta algumas propostas nossas". Todavia, recusou-se a especificar "porque o mais importante é termos agora um jardim com muito melhores condições ".

Alguns dos moradores da zona ouvidos pelo JN mostraram-se satisfeitos com a nova imagem do Botto Machado mas não deixaram de tecer críticas à falta de casas de banho públicas (só há uma e é destinada ao bar) e à proliferação de pessoas que trazem os cães para fazerem as necessidades em cima da relva.

Vítor Agostinho por seu turno, mostra-se confiante no bom-senso do concessionário da esplanada em ceder a casa de banho e prefere destacar a dinamização cultural que a esplanada vai trazer. "É muito importante do ponto de vista de intervenção cultural na nossa freguesia e todos os moradores vão ganhar com isso", frisa.»

3 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

vou lá espreitar pessoalmente

Anónimo disse...

ena ena! FMS postou sem insultar
parabéns meu caro, é de continuar, bem vindo.

A.lourenço disse...

De aplaudir, sem dúvida, estas intervenções nos jardins, urgentes e necessárias. Pena que no Parque Florestal de Monsanto, maior e mais importante espaço verde da cidade, se siga no caminho contrário e se tentem lá instalar equipamentos bem prejudiciais. O campo de tiro, esse, continua passados 2 anos de ilegalidade a funcionar.