In Público (20/5/2009)
«A presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Paula Teixeira da Cruz (PSD), exigiu ontem esclarecimentos da câmara sobre os cartazes colocados em edifícios por reabilitar que referem que os projectos aguardam aprovação pela assembleia.
O pedido de esclarecimento "formal e por escrito", que dá oito dias à câmara para responder, foi anunciado por Paula Teixeira da Cruz no início dos trabalhos da assembleia.
A líder do plenário municipal quer saber quanto custaram os cartazes, quem autorizou a utilização do símbolo do órgão a que preside, os "procedimentos de colocação" e quem autorizou os procedimentos. Paula Teixeira da Cruz quer também saber "o que aguarda aprovação na assembleia", já que aquele órgão autárquico não tem competência em matéria de aprovação de projectos de reabilitação. Os cartazes colocados pela câmara sinalizam edifícios por reabilitar que poderiam beneficiar do empréstimo de 120 milhões de euros, que aguarda aprovação pela assembleia.
O empréstimo para reabilitação urbana foi aprovado pela câmara, com os votos contra dos vereadores do PSD, mas o líder da bancada social-democrata na assembleia, Saldanha Serra, já manifestou disponibilidade para aprovar a operação, mediante as explicações que o executivo venha a prestar. Paula Teixeira da Cruz pediu também "cópias dos projectos aprovados para os edifícios em que foram colocados os cartazes".
A Câmara de Lisboa colocou em 50 a 60 imóveis cartazes onde se lê "aprovado pela câmara" e ao lado outros onde se diz "aguarda aprovação pela assembleia". Após anunciar este pedido de esclarecimentos, os deputados sociais-democratas aplaudiram Paula Teixeira da Cruz, que impediu que a manifestação de regozijo prosseguisse, sublinhando que se trata de um "pedido formal, dentro do que são as competências da assembleia". Lusa
Paula Teixeira da Cruz deu oito dias à Câmara de Lisboa para responder aos quesitos sobre a questão dos cartazes»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
12 comentários:
Lamento que uma mulher de fibra e seriedade, como essa, não tenha podido concorrer à CML.
Respeito, entretanto, os momentos difíceis por que passou (e passará ainda, obviamente).
tenho de dar o braço a torcer.
este executivo está a ir no caminho perigoso chauvinista que o próprio Santana Lopes percorreu.
Santana Lopes cobria os prédios com cartazes caríssimos, dizendo mo que fazia, ou melhor, o que planeava fazer.
O António Costa enxameia a cidade com pequenos cartazes , fazendo queixinhas do que podia fazer e não pode.
Não sei se juntarmos o valor de topos estes pequenos cartazes, se não chegará ao valor que Santana Lopes gastava nos grandes.
Isto é política no seu pior e nada ajuda na imagem do executivo.
A CML andou a limpar o eixo central de publicidade que enxameava as paredes dos edificios, fazendo grande alarde da protecção do espaço público.
Passado uns meses, o eixo central da cidade, ou melhor, toda a cidade está coberta destes cartazes.
E fizeram grande alarde quanto á publicidade no Marques de Pombal, ignorando a mesma publicidade em bairros históricos, revelando uma dualidade de critéerios impressionante.
Nunca esta cidade foi tão mal tratada.
Criticaram o joão soares, mas há que se lhe tirar o chapéu ao imenso cuidado que havia no espaço público.
Hoje nem ser nem parecer. Lisboa está no esgoto.
O anónimo das 11:19 esquece um pormenor que faz toda a diferença. PSL disse que fazia e fez.
Este executivo não só faz de conta que faz e quando não faz diz como uma criança mal formada.
"Não fui eu! Foi ele!"
PS: AC não tem moral para falar dos cartazes é só ver a diversa publicidade PAGA na rádio e TV.
Ambos os órgãos estão em campanha política.
Um e outro poderiam ter evitado esta situação, se na devida altura o bom senso tivesse imperado. Quanto a este último procedimento da AM, perfeitamente de acordo, não se pode andar a brincar aos "meninos rabinos". Não se trata de informar os munícipes, mas sim jogar habilmente com as palavras, o que não é a mesma coisa.
Luís R.
o PSL fez?! Pois também discordo.
O PSL meteu-se em mega-empreitadas de lavagem de cara de ruas, não tendo feito nada para reabilitação urbana, tendo jogado com os números e incluido a iniciativa privada.
Basta ir à Rua da Madalena ou ao Rossio e ver que que os prédios caiem por dentro e por fora estão todos bonitinhos.
Se reparar, seja na ruia de S. Bento, seja na Rua da Madalena, os unicos que estão em bom estado, no seu interior, foram reabilitados por particulares, para venda.
Os restantes, podem estar bonityos por fora, mas ameaçam ruína por dentro.
E na rua da Madalena, é uma vergonha a quantidade de prédios entaipados e com os andaimesa enfeeerujar.
Aliás, o mesmo se passa em alfama ou no bairro alto.
Provisórios há anos e até já entram nos postais. Ridículo.
Muito bem PTC!
E não venham dizer que é politiquice dela, porque é não conhecê-la!
A situação é tão simples quanto esta: António Costa diz que há projectos à espera de aprovação na AML, quando este órgão nem tem competência para isso.
Portanto, António Costa é mentiroso e, além disso, gasta dinheiro do erário público em calúnias e campanha partidária.
E gasta dinheiro a pagar as dívidas que as outras duas excelências anteriores fizeram e deixaram a CML não de tanga, mas de fio dental.
Anónimo das 7:10: É verdade que andou a acertar as contas durante 2 anos, e muito bem, mas agora não anda a gastar dinheiro da melhor maneira.
o ps e o psd deviam era ser democraticamente corridos da CML , levando de reboque este JSF. Se a politica não funcionasse tipo clubite de futebol estes senhores tão cedo não voltariam a sentar o rabo no poder.
Chamo a atenção para o meu texto aqui publicado em 08.04.07 chamado "As telas de Santa Engrácia".
Excelente Paula Teixeira Pinto. Só peca por tardia esta intervenção.
Enviar um comentário