«Lisboa, 06 Mai (Lusa) - Melhorar a qualidade do ar nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto através do uso de filtros de partículas nos veículos pesados é o objectivo do protocolo assinado hoje na capital.
Esta é uma das medidas do protocolo assinado entre a Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR-LVT), bem como da zona Norte (CCDRN), e o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres com a Pirelli - Eco Technology.
O protocolo visa a aplicação experimental de um filtro que a Pirelli produziu, considerado como "altamente eficiente" pelo presidente da CCDR-LVT, em declarações à Lusa.
De acordo com António Fonseca Ferreira, a actual movimentação de veículos nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, poderá trazer "repercussões negativas para a saúde" dos seus habitantes, sendo assim "urgente a necessidade de sensibilizar os agentes poluidores para esta questão".
A necessidade de "restringir a entrada de automóveis nas cidades" é um dos objectivos que a CCDR tem vindo a defender e a aprovação deste protocolo torna-se "fundamental" para tentar melhorar a qualidade do ar em zonas onde os níveis de poluição "são superiores ao valor-limite".
Uma das medidas que constam no protocolo, homologado pelos secretários de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, e dos Transportes, Ana Paula Vitorino, para tentar "contribuir para uma melhor qualidade do ar" é a oferta de alguns filtros a vários operadores de transportes de veículos pesados pela empresa Pirelli.
Humberto Rosa disse à Lusa que a fase de experimentação pretende mostrar aos responsáveis se os filtros têm "potencial" para a "diminuição de partículas poluidoras" nas grandes cidades e informá-los acerca de financiamentos do produto.
Na cerimónia houve uma demonstração pública do uso destes filtros num veículo para haver uma "melhor percepção da importância e da contribuição" desta medida na sociedade.
Fonte: Agência LUSA»
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
17 comentários:
Talvez seja bom relembrar que partículas há muitas. Para onde é que vão os pneus e os travões que "desaparecem" aos poucos ?
E filtro para isso...nix !
Sim. Mas se está a dizer que por não haver um "fltro" para as partículas que ficam na estrada e sofrem ressupensão, então não se deve colocar filtros de partículas ao nível dos escapes, a lógica parece-me um pouco... estranha.
Em relação às partículas que vão ficando na estrada, o reforço da lavagem dos pavimentos em zonas mais críticas ajuda a diminuir a sua ressuspensão.
A utilidade destes testes com filtros de partículas (não envolvem apenas a Pirelli, também estão envolvidos dois outros fabricantes: uma empresa Dinamarquesa - a Dinex, e uma empresa Portuguesa - a Camprovis. Os protocolos com estas duas empresas serão também brevemente assinados).
Em termos gerais, os testes têm como objectivos:
1) Monitorização, por um processo expedito, do desempenho dos filtros de partículas na redução da emissão dos veículos pesados;
2) Teste de eventuais alterações no desempenho operacional dos veículos, tais como potenciais alterações no consumo de combustível;
3) O apoio à análise de decisão na aquisição/instalação dos filtros;
4) Teste da fiabilidade da medição de opacidade em centros de Inspecção Periódica Obrigatória (IPO), quer para efeitos de monitorização do desempenho dos filtros, quer para o contributo para eventual processo de fiscalização;
5) Promoção e divulgação deste tipo de tecnologia junto dos potenciais utilizadores destes equipamentos.
Vamos ver como serão os resultados. Da minha parte, espero que esta iniciativa seja mesmo um sucesso.
A única coisa que pretendia dizer é....MENOS TRÁFEGO desse tipo!
E depois da "lavagem"....as partículas vão para donde?
para a sargeta, e seguem pelo esgoto para a ETAR.
Com as sucessivas normas Euro, essas particulas são cada vez menos e com a renovação de frota qualquer dia todos os pesados cumprem as normas Euro de emissões poluentes. Actualmente os veículos novos já vão no Euro6.
Águas da sargeta tratadas deves estar é com os copos.
E tu pouco informado...
Então ó informado deixa aí o link que comprove que as águas da sarjeta são tratadas. Não confundas com a água que sai do teu autoclismo.
procura tu que eu não tenho a tua vida
Então já sabes se despejares o penico na sarjeta, o pirolito na Cruz Quebrada vai saber a *****.
Os esgotos da minha zona vão para Alcantara depois de serem tratados na Av. de Ceuta não vão para a Cruz Quebrada.
Os camiões da lavagem de ruas já receberam ordem para ir abastecer os tanques à ETAR de Chelas.
Tinha alguma lógica o esgoto municipal de Lisboa ir para o concelho de Oeiras???!!!!!!!
Quem não sabe inventa. Imaginem um dia de fortes chuvas por toda Lisboa e essa quantidade de água ir para "tratamento".
Tu é que já ias para tratamento no Julio de Matos
Ó informado parece que os teus argumentos já acabaram.
...também os teus!
Enviar um comentário