07/07/2009

É cada vez mais barato viver em Lisboa

Segundo um estudo da Mercer:

"A capital portuguesa caiu sete lugares no estudo Cost of Living 2009, elaborado pela Mercer. Tóquio ocupa, agora, o primeiro lugar do ranking das cidades mais caras do mundo.

Lisboa fica-se este ano pela 64ª posição na lista, quando, em 2008, ocupava a 57ª. A consultora explica que esta descida “não se deve apenas à diminuição real do custo de vida, mas também às fortes flutuações cambiais”, nomeadamente, da revalorização do dólar face ao euro.

Tóquio destronou Moscovo como a cidade mais cara do planeta, sendo que a capital russa passou a ocupar o terceiro lugar. O segundo pertence a Osaka, também no Japão.

Este ano, o estudo da Mercer revela alterações drásticas, como a subida de 74 lugares de Caracas (agora na 15ª posição) ou, por outro lado, a descida de 75 postos de Varsóvia (agora na 113ª posição). Nova Iorque entrou para o top ten este ano, subindo da 22ª para a oitava posição.

O Cost of Living 2009 cobre 143 cidades, em cinco continentes, e mede o custo comparativo de mais de mais de 200 produtos representativos dos padrões de consumo, como a habitação e os transportes.

Ranking 2009
1º Tóquio (Japão)
2º Osaka (Japão)
3º Moscovo (Rússia)
4º Genebra (Suíça)
5º Hong Kong (Hong Kong)
6º Zurique (Suíça)
7º Copenhaga (Dinamarca)
8º Nova Iorque (EUA)
9º Pequim (China)
10º Singapura (Singapura)"

In Público

1 comentário:

Anónimo disse...

É barato mas é mau.

Ainda hoje andei bastante a pé por Lisboa e garanto que nunca vi o espaço público e designadamente
vários chamados «jardins» (que nem a esse nome deviam ter direito) em pior estado de desleixo.