19/02/2009

NetEtiqueta do Blogue Cidadania Lx

A fim de esclarecer alguns aspectos discutidos nos comentários (anónimos, identificados, etc.), deixo aqui as regras de conduta e participação no CidadaniaLx. Saliento que as mesmas foram redigidas pelos fundadores do blog e destinam-se tanto aos comentadores como aos seus autores.
Como se pode constatar, trata-se de um espaço plural, redigido por pessoas de diferentes áreas académicas, idades, ideologias e profissões, ligados ou não a partidos políticos. Também por isso, é um espaço de liberdade e discussão de ideias e opiniões, construído tanto pelos seus autores como pelos seus comentadores.
.
NetEtiqueta do Blogue Cidadania Lx: Regras de conduta e participação

1. O blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, destina-se a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas, sem esquecer, na medida do possível, as questões relativas à área geográfica de influência da cidade.
2. O Blogue foi criado para promover a discussão de assuntos relacionados com esta temática, devendo procurar a isenção e a verdade dos factos e constituir-se como um instrumento pedagógico, de partilha de informações, ideias e fomentar a intervenção cívica dos seus membros e da população, promovendo-se, na medida do possível, todos os pontos de vista.
3. O Blogue não serve, nomeadamente, para:
a) Piropos;
b) Marcação de encontros;
c) Mensagens de ódio;
d) Conflitos, perseguições ou intimidações;
e) Desmotivar a participação e a discussão;
f) Publicidade;
g) Incitamento para a prática de actos que possam ser considerados ofensivos;
h) Promover e/ou alimentar discussões não relacionadas com o conteúdo dos textos inseridos ou com a generalidade do Blogue;
i) Prática de actos que constituam crime contra a honra e a dignidade das pessoas, nomeadamente, injúria ou difamação.
4. Os conteúdos colocados no Blogue devem, nomeadamente:
a) Respeitar, na medida do possível, a verdade dos factos;
b) Pugnar por fontes fidedignas;
c) Evitar especulações;
d) Evitar suposições e/ou ofensas em relação a crenças ou convicções;
e) Respeitar a Propriedade Intelectual e os Direitos de Autor fazendo referência às citações e/ou à fonte das fotografias ou textos;
f) Citar convenientemente os textos incluídos no Blogue, caso sejam utilizados em outros suportes.
5. O Blogue é livre e possui administração e moderação essencialmente técnica, podendo, caso se justifique, haver outro tipo de moderação, de carácter restritivo quando os objectivos da sua criação e regras de condutas sejam afectados.
6. Os colunistas do Blogue têm também a possibilidade de fazer a sua própria moderação, o que lhes possibilita eliminarem comentários sobre temas não relacionados com os posts colocados, os objectivos ou filosofia do Blogue e que violem as regras de conduta.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente.