18/02/2009

AVENIDA DA LIBERDADE: finalmente a demolição dos «barracões-restaurante»!

Aplausos para a CML por finalmente ter demolido os barracões, mal disfarçados de restaurantes, nos jardins das placas laterais da Avenida da Liberdade. A demolição e reposição do espaço na sua forma original está quase pronta. Era um absurdo total ter restaurantes, e pior ainda esplanadas, na avenida mais poluida da Europa! Para além da óbvia falta de integração dos barracões ao espaço público, neste caso concreto foram mesmo sacrificadas 4 árvores para ser possível a sua construção. Finalmente acabou. Esperemos que as árvores voltem às suas caldeiras ainda este inverno. Mas ainda falta demolir um barracão destes, mesmo do outro lado da avenida, junto a esse outro barracão, mas em altura, o edifício Xenon.

6 comentários:

Anónimo disse...

"Era um absurdo total ter restaurantes, e pior ainda esplanadas, na avenida mais poluida da Europa!"

Então pronto. tira-se tudo e deixa-se poluir.

Anónimo disse...

Já agora deviam de retirar também o trânsito e colocar só para pedestres.

Anónimo disse...

bem..não levava a ironia tão longe...

o acesso automóvel é necessário, bem como o estacionamento subterrâneo...

Anónimo disse...

a pedonalização é uma solução que deve ser aplicada mediante determinados requisitos:

a) em zonas de forte transito pedonal (zonas comerciais ou não);
acompanhando esse transito, dependendendo da sua extensão;
b) salvo raras execpecções não ocupando uma via em toda a sua extensão, execpto se existirem acessos automóveis nas proximidades ou caso o acesso automóvel seja dificil (bairros antigos);
c)deve ser compatibilizado com a envolvente socio-económico, com base em estudos de procura, oferta, acessibilidade, localização etc.

Pedonalizar toda a avenida seria um erros e mesmo todas as suas faixas laterais, pis estas servem de fuga à faixa central, uma via der acalmia que permite paragens. cargas e descargas.

A título de exemplo, a Rua Garret não deveria ser toda pedonalizada à semelhança da rua augusta, dadas as diferenças em termos de acessibilidades e envolvente.

Anónimo disse...

E portanto vamos deixar a Av da Liberdade completamente vazia, sem qualquer tipo de animação. Força. Já agora, retirem também os candeeiros para ficar cada vez mais segura...

Anónimo disse...

AI???? tive agora um autentico orgasmo a olhar para essa foto.