18/02/2009

Assembleia Municipal pede suspensão das demolições no Cais de Alcântara

A Assembleia Municipal de Lisboa exigiu quarta-feira a suspensão das demolições de edifícios históricos do Cais de Alcântara e na Doca do Espanhol através de uma recomendação do PSD.

A recomendação pede que a Câmara actue "urgentemente" para suspender as operações de demolição de edifícios históricos naquela zona e integre aquele "conjunto monumental" no inventário municipal do património de Lisboa.

O documento foi aprovado com os votos contra do PS e os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PCP, PEV e BE.

A recomendação, apresentada pelo deputado municipal social-democrata Magalhães Pereira, presidente da Junta de Freguesia dos Prazeres, refere que o concessionário do Porto de Lisboa iniciou a demolição de um dos edifícios "emblemáticos" da zona, o edifício Bartolomeu Dias.

Aquele edifício faz parte de um "conjunto arquitectónico coerente" dos anos 1930 e 1940, que integra também os edifícios Vasco da Gama, Diogo Cão, Infante D. Henrique, Álvares Cabral e Gonçalves Zarco.

Também sobre o terminal de contentores de Alcântara, a Assembleia Municipal voltou a aprovar uma moção para que a Câmara exija do Governo a "anulação" da prorrogação do contrato de concessão daquela infra-estrutura à Liscont, do grupo Mota-Engil.

Os deputados municipais pedem à autarquia uma "posição firme, declarada e consequente de desincentivo ao alargamento do cais de Alcântara" e uma "orientação no sentido da manutenção de uma infra-estrutura portuária moderna na cidade, em ligação com eventuais alternativas na Área Metropolitana de Lisboa".

In RTP.pt

3 comentários:

Paulo Ferrero disse...

A AML tem que fazer uma e uma só coisa: interpor uma providência cautelar contra a barbaridade que se verifica em Alcântara.

Anónimo disse...

E o IGGESPAR tem de se pôr em campo!!!

Anónimo disse...

ui ui já foram quase todos ABAIXO!

tarde demais...