26/02/2009

Rua de Alcolena 28



"Painel do Arlequim foi integralmente removido

Afinal não foi parcial mas totalmente removido um dos vários painéis da autoria de Almada Negreiros, que fazem parte integrante de uma moradia no Restelo, em Lisboa. Os técnicos de azulejaria temem que o painel seja rapidamente posto à venda. Segundo uma das netas do artista plástico, o painel do "Arlequim" que decorava uma das paredes da varanda do primeiro andar foi totalmente retirado e desconhece-se para já o destino que quem o retirou do seu local original lhe deu.

Técnicos de azulejaria contactados pelo DN e que estiveram no Restelo temem que a remoção do painel não tenha sido feita com as devidas precauções. À vista desarmada, a partir da Rua de Alcolena, os especialistas concluiram que num outro painel, o da varanda do segundo andar, do qual já foram retirados azulejos, "há peças que apresentam fracturas".

Os piores receios dos técnicos que têm vários documentos fotográficos, registando todo o acervo azulejar existente no imóvel, parecem ter-se confirmado. "Se o painel foi retirado na totalidade e se a sua remoção foi conseguida sem grandes danos é muito provável que ele seja posto rapidamente à venda", disse ao DN Ivo Férin, técnico de azulejaria.

Assim, feitas as contas, o balanço do "raide" aos azulejos de Almada Negreiros pertencentes à casa projectada por António Varela é negro: um painel inteiro desapareceu, e dois outros - um da varanda do segundo andar e outro do interior da casa junto à marquise - foram parcialmente removidos......."

In DN 2009-03-21

2 comentários:

Anónimo disse...

Estão a fazer tudo para que se calem as vozes contra a demolição.

A notícia tem uma data que só chega dentro de pouco dum mês!

Arq. Luís Marques da silva disse...

É vergonhoso!