19/02/2009

Os buracos de Lisboa


Circular em Lisboa tornou-se uma aventura tal é a quantidade de buracos nas ruas que colocam em perigo condutores e peões. São demasiado frequentes os relatos de acidentes e danos provocados por buracos nos pavimentos em zonas residenciais ou nas principais vias de entrada e saída de Lisboa, em zonas históricas e nos bairros mais recentes.

Há muito tempo que não se assiste a uma degradação tão generalizada e tão prolongada das ruas de Lisboa. Dantes era frequente assistir a este estado de coisas na cidade. Nessa altura, sempre que se aproximavam eleições lá se assistia ao frenesim do remendo de buracos. Mas isso era há muito tempo…

Hoje parece que voltámos atrás. O presidente da câmara anuncia, com pompa e circunstância, que vai mandar tapar buracos, curiosamente apenas a alguns meses das eleições. Coincidências… Este anúncio, à primeira vista, até parecia ser de uma intervenção extraordinária. Mas vejamos: trata-se tão só de repor o nível mínimo de serviço a que qualquer autarquia deve estar obrigada. Nada de excepcional, portanto. Apenas tapar buracos. Uma actividade que deveria ser permanente e vulgar.

A questão que tem de ser colocada é a seguinte: António Costa já se encontra à frente da câmara de Lisboa há mais de um ano e meio. Já tem responsabilidades há mais tempo do que a duração do último mandato do PSD. Agora, a “pesada herança” já de pouco vale. Então porque deixou António Costa chegar Lisboa a este estado de degradação? Pode tentar arranjar mil e uma justificações, mas a ideia de incapacidade de tapar simples buracos e de eleitoralismo à porta de eleições ficou-lhe colada.


texto publicado no jornal Meia Hora

imagem retirada de: diario.iol.pt

5 comentários:

Anónimo disse...

buracos é favor...autenticos bunkers!

Anónimo disse...

O carro da Câmara que o Costa usa tem boas molas. E se partirem não é ele que paga.

Anónimo disse...

É sempre bom que decidam reparar as estradas desta nossa cidade. Mais interessante será MANTER a infrastuctura existente, evitando estas medidas avulsas e populistas. Já tinha o meu voto há muitos se simplesmentes fizessem o trabalho para o qual vos pago...

A última grande operação de tapa-buracos foi feita em 2003 com Santana Lopes e custou cerca de 6 milhões. Havia até um "numero verde" para o qual se podia pedir a reparação. Na verdade ainda hoje há e já o comprovei que funciona e bem.

Anónimo disse...

agora aproveitam tudo p se promover

Anónimo disse...

lisboa ta na mão dos bichos