Em Veneza, praticamente todos os monumentos da sua zona histórica, em redor da Praça de São Marcos, mesmo a própria praça, estão actualmente tapados com mobiliário urbano temporário, anúncios gigantes, telas, fazendo referência a intervenções de mecenato no património edificado ou a espectáculos que ali vão decorrer. A poluição visual é tremenda. O caso talvez mais paradigmático é a Ponte dos Suspiros, que está totalmente embrulhada num anúncio a uma marca de roupa, que vai pagar a sua manutenção. Mesmo assim (ou até por isso?), continua a ser um dos pontos mais fotografados por uma multidão apressada de turistas maioritariamente japoneses, chineses e norte-americanos. Se Veneza procede assim...
01/07/2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Ai sim? Pensava que poluição visual era só em Lisboa...
Ah, quer dizer antão que a Renova está a recuperar o Rossio e a Diesel a Rua do Carmo!
Bem me parecia que tinha de haver uma razão escondida.
Perdão, a Diesel está de certeza absoluta (como mecenas) a recuperar, sim, mas a Rua GARRETT.
Times Square?
Um nojo.
Bora todos para a América, que deve ser o nosso exemplo.
E sem falar que lá se praticam as melhores tradições europeias!
Não há lençóis de publicidade da Renova em Times Squartes? Que nojo!
Correcção: Square. Por enquanto, ainda sei que Square quer dizer Praça.
Italia nao e' propriamente exemplo de boas praticas...
Enviar um comentário