21/01/2010

Obras no Príncipe Real / Alerta da Liga dos Amigos do JB:






Exmo. Vereador José Sá Fernandes
Câmara Municipal de Lisboa
Praça do Município, 1
1100-365 Lisboa

Lisboa, 14 de Janeiro de 2010

Assunto: movimentação de viaturas de obras no Jardim do Príncipe Real

A Liga dos Amigos do Jardim Botânico (LAJB), na sequência do projecto municipal de reabilitação do Jardim do Príncipe Real, vem por este meio manifestar preocupação pela falta de protecção das espécies botânicas face à maquinaria utilzada nas obras.

Enviamos em anexo algumas imagens que mostram como a movimentação de viaturas de obras dentro do Jardim do Príncipe Real constituiu uma séria ameaça às espécies botânicas.

A LAJB lamenta que, na fase de planeamento da obra, não se tenha previsto a construção de protecções em madeira em redor de todos os troncos das árvores antes do início da intervenção. Como isso não aconteceu, vários troncos, e ramos mais baixos, ficaram sujeitos ao embate e raspagem da maquinaria de obras. Verificámos também a existência de vários ramos partidos devido à movimentação dos braços das escavadoras assim como de veículos pesados.

É importante que no futuro se protejam devidamente as árvores antes do início de qualquer intervenção urbanística em jardins, parques ou arruamentos arborizados.

A LAJB faz um apelo para a resolução deste problema, nomeadamente através de regulamentação específica.

Com os nossos melhores cumprimentos,

A Presidente da Liga dos Amigos do Jardim Botânico

Manuela Correia



--
LIGA DOS AMIGOS DO JARDIM BOTÂNICO
Rua da Escola Politécnica, 58
1250-102 Lisboa

Tel./Fax: 21 392 18 28
http://www.jb.ul.pt/
http://amigosdobotanico.blogspot.com/


...

Pergunto: a máquina da 1ª foto é a tal que tinham deixado parqueada em cima da patriarcal?!



Fonte: RPL
Fotos: LAJB

3 comentários:

Julio Amorim disse...

A incompetência absoluta destes tipos é de levantar cabelos. Isto é uma pedreira ????

Jorge Pinto disse...

Não. A máquina que trabalhou durante várias semanas a arrancar o pavimento em torno do lago central, por cima da Patriacal, era um enorme monstro de, seguramente, mais de 20 toneladas.
Foi retirada após notícia publicada no ionline acompanhada de uma foto por mim fornecida a esse diário digital. Farei um post com fotos dessa monstro.

Anónimo disse...

INACREDITÁVEL a falta de sensibilidade e bom senso da CML! Utilizar num espaço histórico, classificado como este, as mesmas máquinas que se utilizam numa obra de engenharia civil corrente!