18/01/2010

Casamentos de Santo António - CML: "não haverá qualquer alteração ao actual figurino"

In Diário de Notícias (18/1/2010)
por Lusa

«A Câmara Municipal de Lisboa esclareceu hoje que "não haverá qualquer alteração ao actual figurino" dos casamentos de Santo António, corrigindo a informação prestada anteriormente pelos serviços à imprensa.

"Para que não haja equívocos, não haverá qualquer alteração ao actual figurino dos casamentos de Santo António, que não seja previamente acertada com a Igreja", salienta um comunicado da autarquia enviado à Agência Lusa.

A autarquia acrescenta também que não é "intenção do presidente da Câmara Municipal de Lisboa propor à Igreja qualquer alteração ao actual modelo em decorrência da entrada em vigor da legislação que permite o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo".

O esclarecimento da Câmara de Lisboa surge após a notícia do Diário de Notícias que dá conta que a Igreja Católica vai deixar de participar nos casamentos de Santo António, tendo o Patriarcado de Lisboa já dado instruções para que os matrimónios deixem de se realizar na Sé, como tem acontecido nos últimos anos.

A nota da autarquia adianta que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, "corrige a informação prestada anteriormente pelos serviços", e que dava conta que os homossexuais interessados podiam concorrerem aos cinco lugares que a autarquia disponibiliza para cerimónias de carácter civil.

"Os Casamentos de Santo António sendo uma iniciativa Municipal, resultam de um entendimento com a Igreja Católica, pelo que nunca houve alteração a este evento que não tivesse sido acertada com a Igreja", refere a autarquia, realçando que foi neste quadro que se introduziram os casamentos civis e de outras confissões religiosas.

"É claro para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa que, sem prejuízo de considerar o respeito a qualquer fórmula de constituir família, é necessário respeitar os sentimentos religiosos associados à figura de Santo António, um santo da Igreja Católica, Apostólica Romana", diz ainda a autarquia.»

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Os Xuxalistas são o máximo. Aprovam uma lei, e depois financiam quem não a pratica.

Anónimo disse...

Pensei que os casamentos de santo antonio eram uma festa da cidade, independente da igreja, e que já celebrava casamentos civis.