18/01/2010

CRITÉRIOS da BAIXA: Rua dos Bacalhoeiros


Estas duas imagens ilustram bem o fracasso total da "pedonalização" da Rua dos Bacalhoeiros na Baixa. Para além dos passeios serem ridiculamente estreitos, ninguém parece reconhecer a existência de peões quanto mais uma rua pedonal! Desde que Carmona Rodrigues a "pedonalizou" (mandou pintar uns quadrados brancos nas faixas de rodagem...) aumentou o estacionamento em 2º fila e nos passeios. Esta rua, se fosse pedonal, traria benefícios tanto para os moradores (ganhavam um espaço público de convívio) como para os restaurantes e restante comércio tradicional. Para quando a pedonalização efectiva? O outro arruamento, cuja pedonalização, contemporânea deste, também é motivo de gargalhada: a Rua das Portas de Santo Antão, nomeadamente o sector entre a Rua do Condes e o Largo da Anunciada - está transformado em estacionamento privativo dos clientes de um restaurante bem conhecido...

3 comentários:

Sandra disse...

Foi em 2006 que se inauguraram essas 2 ruas pedonais - foi no dia Europeu da Mobilidade ou qualquer coisa assim com uma sonoridade internacional e desenvolvida. Somos uma república de bananas.

FJorge disse...

Segundo moradores e munícipes que trabalham na zona, muitos dos carros estacionados são dos donos e empregados dos restaurantes - que chegam a deixar caixas de madeira, caixotes do lixo e outros objectos para "reservar" lugar! A mudança de cenário nesta rua irá certamente tardar enquanto a gestão do espaço público for ditada pelos umbigos de alguns ao invês do bem comum.

Anónimo disse...

é uma rua pedonal portuguesa com certeza!