In Jornal de Notícias (24/1/2010)
«O Ministério das Obras Públicas considera prematuro "partir do pressuposto" de que a prova Red Bull Air Race se realizará entre a ponte 25 de Abril e a torre de Belém e admite "procedimentos alternativos", por motivos de segurança.
"Para que a segurança operacional e a aviação comercial não sejam afectadas, será considerada a verificação da necessidade de serem publicados procedimentos alternativos para o efeito, tal como se fez no Porto", refere o gabinete do ministro, em resposta a um requerimento do deputado do CDS-PP Ribeiro e Castro. No documento, divulgado à Agência Lusa pelo parlamentar, o ministério revela que se realizará este mês, a pedido da organização da prova, reunião preparatória para a verificação do local da corrida.
Segundo o ministério, a organização do Red Bull informou o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) da intenção de efectuar um estudo sobre a "viabilidade da realização" da corrida em Lisboa. Solicitou apoio técnico, tendo em vista o início do planeamento dos percursos e das implicações operacionais decorrentes. Na carta enviada ao INAC, "não estão referidos os percursos aéreos, nem a localização em pormenor".
Ribeiro e Castro tinha questionado o ministério sobre se estava em condições de assegurar que a realização da prova no local indicado "não entra minimamente em conflito com as rotas de aproximação final do aeroporto de Lisboa", uma vez que pode desenrolar-se "justamente no enfiamento da aproximação final da pista 03".
"Apesar de ser uma prova a baixa altitude, correrá aparentemente o risco de, nas manobras de inversão de sentido, 'loopings', a altitude atingida pelos pequenos aviões da corrida violar o cone de segurança da referida aproximação, afectando a aviação comercial e a segurança aérea", referiu Ribeiro e Castro, que disse à Agência Lusa ter sido alertado por especialistas para a existência desse risco.»
25/01/2010
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1 comentário:
A gente quer é circo, que os aviões aterrem ou não na Portela não interessa nada.
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