27/01/2010

Projecto em curso no Jardim do Príncipe Real/Pedido de consulta/parecer do LPVVA



Exma. Sra. Eng. Maria Filomena Frazão Caetano
Coordenadora do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida


Na sequência da polémica em torno do projecto de reestruturação em curso na Praça do Príncipe Real, designadamente no que toca ao abate indiscriminado de dezenas de árvores de médio e grande porte, que ali existiam há várias décadas; têm vários cidadãos tentado obter junto da CML, em especial o Grupo de Amigos do Príncipe Real (formado exactamente na hora em que o abate começou), um eventual relatório de cariz fitossanitário, elaborado previamente por alguma entidade credenciada na matéria, que, eventualmente, justifique o referido abate.

Tais tentativas têm-se revelado vãs.

A CML, através do seu vereador dos Espaços Verdes, continua a assegurar a existência de um parecer do Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida, em que supostamente é garantida a existência de problemas fitossanitários nas árvores abatidas, que terão justificado esse abate, mas não o divulga.

Face a essa sistemática recusa por parte da CML, porque consideramos ser esta recusa totalmente absurda, para não dizer suspeita, e enquanto Amigos do Príncipe Real, vimos pelo presente solicitar a V.Exa., enquanto responsável máximo pelo LPVVA, entidade pública sob a jurisidição do Instituto Superior de Agronomia, que nos seja facultado o referido parecer (incluindo a data do pedido da CML e quais as árvores a que esse pedido de parecer se refere), ou a sua consulta.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.


Paulo Ferrero, Jorge Pinto e José Calisto




Fotos: Leonor Areal

4 comentários:

Anónimo disse...

Outro assunto com o qual o Zé nada tem que ver...

Gostava de saber o que achará o Arq. Ribeiro Telles sobre estas tropelias do seu protegido.

FR disse...

vai uma aposta em como esse "relatório" não vai aparecer nunca?

Julio Amorim disse...

Mas porque é que a C.M.L. teria que divulgar tal documento? Estamos em Lisboa e, a democracia não chega assim de um ano para outro....bolas!

Anónimo disse...

Façam queixa à Comissão de Acesso a Documentos Administrativos...

http://www.cada.pt