15/01/2010

RUA DE SANTA JUSTA

Para já não falar da "grafitagem" toda, conseguiram encontrar o melhor sítio para colocar este posto de transformação (leia-se mono); bem no meio das escadas.
É mais um local igual a tantos outros existentes por aí...
É Lisboa, mais uma vez igual a si própria!

19 comentários:

Xico205 disse...

Se não fosse nesse sitio, punham a caixa de transformação aonde? Está no melhor sitio possivel da zona.

Quem critica apresenta uma solução, agora criticar por criticar e não avançar alternativas, isso não é nada!

FJorge disse...

Bem visto! Julgo que este objecto mais do que obsoleto é caso único em todo o centro de Lisboa! Uma vergonha que ainda não tenha sido enterrado.

Anónimo disse...

Até acho o local bem escolhido, que é para os turistas, nacionais e estrangeiros, que forem ao elevador de Santa Justa terem a rara possibilidade de deparar com esse magnífico caixote.

Parabéns ao Zé.

Sandra disse...

Até já me tinha esquecido desta aberração em plena Baixa!

Anónimo disse...

Ele até está bem enquadrado na zona. Está grafitado e tudo....
Luís Alexandre

Maxwell disse...

Se fosse no meio da estrada onde passam os 'lords' e nos seus pópos nunca teria sido construído.

Xico205 disse...

Pois não, embaraçava o transito, mas nos dias de hoje com o belo executivo da CML não me espantava que pusessem a caixa na estrada.

Como se pode ver não passa tanta gente a pé nessas escadas que a caixa esteja a estorvar.

HOMOSAPIENS disse...

Estou pasmado, o Júlio Amorim ainda não veio falar também das janelas ;) :) , olhem bem, são janelas em PVC,looooool. ABC JULIO.

Cumpts.

Anónimo disse...

o xico ainda não se interrogou porque razão só há este exemplo em toda a Baixa? é o que dá falar só por falar, refilar com os posts só para ser do contra...

Xico205 disse...

Não falo nos outros porque não sei onde ficam. Se esse não aparecesse aqui tambem não sabia da existencia dele. São coisas tão normais que nem reparo.

Anónimo disse...

isto para ti é normal? uma coisa é certa, tu é que não és nada normal

Xico205 disse...

Eu sou normalissimo. LOL

Caixas dessas há um pouco por todo o lado, alias eu em pequeno brincava dentro dessas caixas na rua dos meus avós em Alvalade. A caixa estava sempre aberta e quando jogava ás escondidas com os meus primos e com os miudos lá da rua, era ali que eu me ia esconder, era certo que nunca me encontravam.
Foi numa caixa dessas que comecei a namorar com 4 anos, com uma miuda da rua dos meus avós, iamos para dentro da caixa de electricidade dar uns beijinhos.

Só boas recordações.

Efcm disse...

Xico205 disse...

Se não fosse nesse sitio, punham a caixa de transformação aonde? Está no melhor sitio possivel da zona.

Quem critica apresenta uma solução, agora criticar por criticar e não avançar alternativas, isso não é nada!

Xico205

a caixa poderia ficar exactamente no mesmo local mas enterrada.

esta solução já lhe serve?

Xico205 disse...

Dinheiro mal gasto. Tanta coisa de util para fazer e estar a gastar dinheiro a enterrar uma caixa que não chateiam ninguem à excepçao de meia duzia de mesquinhos que não têm nada para fazer.

HOMOSAPIENS disse...

Xico205

Acho que você só vem aqui para criticar quem tenta arranjar soluções, é incrível. Quando se vem aqui criticar o facto de carros estarem em cima dos passeios, você diz que não faz mal. Quando se vem apresentar soluções para fazer praças pedonais( que são parkings em lugares históricos), você diz que já existe muitas praças. Quando se apresenta uma boa solução como a que deu EFcm( e que na mioria dos países evoluídos fazem), você diz que é dinheiro mal gasto, etc,etc,etc...

"Dinheiro mal gasto", como assim, para mim tudo que pode embelezar uma cidade e fazer dela mais atractiva para seus habitantes não é de certeza dinheiro mal gasto. Para mim o dinheiro mal gasto é aquele dos nossos impostos que vai para o bolso de governantes sem escrupulos e amor a cidade onde vivem, e que não fazem puto.

Por favor Xico tente ser mais óptimista e menos pessimista, eu sei que pelos tempos que correm é dificil, mas pelo menos ao ser óptimista arranja-se sempre soluções.

Cumpts.

Xico205 disse...

Eu como habitante da cidade de Lisboa e tambem cá nascido, tambem tenho uma palavra a dar no que toca a uma cidade mais atractiva. Sou tão ou mais lisboeta que muitos dos que aqui comentam que já só em adultos é que vieram para Lisboa! Já os meus bisavós nasceram em Lisboa.

A mim a caixa não me afecta. Se os lisboetas ficassem tão afectados com estas coisas nunca tinham sido felizes na vida, é que sempre existiu degradação, miseria e lixo nas ruas de Lisboa.

Se se vai fazer o ranking da felicidade, conclui-se que os países onde as pessoas são mais felizes são aqueles onde há mais desorganização. Os suecos são ricos e organizados e acham normal morrer de suicidio!

Prefiro a Lisboa dos anos 80 e principios de 90 do que a Lisboa de agora. Quem me dera que aqueles tempos voltassem. Odeio a tentativa artificial de imporem modelos de organização a Lisboa identicos à Europa central e do norte. Nós somos sulistas, latinos e mediterraneos, temos a nossa cultura. Cultura essa tambem visivel em Espanha, Sul de França, Italia, Albania, Croacia, Macedónia, Grecia, Turquia, Marrocos, Argelia, Tunisia, Libia, Egipto, Libano e Siria.
Não falo de Israel porque Israel é um estado completamnte artificial.

Como lisboeta não quero modelos de desenvolvimento artificiais e a fingir que somos ricos quando não o somos. Este modelo tem sido prejudicial à cidade e tem como consequência a fuga da população para a periferia, cada vez para mais longe, Hoje quem sai de Lisboa não fica na Buraca nem em Moscavide. Vai sim para o Pinhal Novo ou para a Malveira e perde de vez as raízes com Lisboa.

lb disse...

Essa da felicidade ser maior nos países desorganizados já se tornou um mito urbano. Aplicando apenas o argumento redutor que usou - o das taxas de suicídio - explique-me então por que razão estas são menores na Alemanha e na Holanda, em relação a Portugal. E porque é que o Luxemburgo tem uma taxa semelhante a Portugal? E porque é que nos países do Leste se registam as taxas de suicídio no mundo - acho que a mais alta é na Bielorússia, esse pais tão organizado...

"As pessoas são mais felizes onde há mais desorganização" - lê-se com cada uma.

Xico205 disse...

Para não acharem que eu só tenho má vontade, venho partilhar uns videos da construção da Lisboa Salazarista. Os videos são muito bons e datam dos anos 40 ou 50:

1- http://www.youtube.com/watch?v=hLAs9oDvsOM&feature=player_embedded

2- http://www.youtube.com/watch?v=dnW533DJAqA&feature=related

3- http://www.youtube.com/watch?v=OJ5OkJCJ_6M&feature=related

4- http://www.youtube.com/watch?v=Lr1I6TyERY8&feature=related

Cumprimentos a todos

HOMOSAPIENS disse...

Xico205:

Eu não disse que você não podia dar sua palavra, antes mesmo pelo contrário, estámos numa democrácia, e cada comentário é o bem vindo para se mudar mentalidades/usos.

Só disse que você muitas vezes críticava e não dá-va soluções( não leve a mal amigo), é que afinal até posso compreender de uma certa maneira, esta cidade como tantas outras está ao desleixo em alguns assuntos por isso por vezes o péssímismo governa.


O problema aqui não é de afectar ou não os Lisboetas, mas sim de deixar um, dois, três, etc... casos como o deste proliferar na cidade, e de fazer de suporte aos "artistas" do graffiti, ou até mesmo aos ladrões( tomem nota que o proprietário do primeiro e do rez-do-chão até meteram grades para não lhes acontecer alguma má aventura).


Ao que cumpre a felicidade, os portugueses até são daqueles que têm mais felicidade que alguns países ocidentais da Europa. Claro isso depende de muita coisa, uma delas poder ser proprietário de casa, viver num país onde luz e temperatura estão bem mais presentes e clementes que em certos países europeus ditos "evoluídos". Etc,etc,etc...

Você também disse que os Suecos acham normal morrer de suícido, mas em que situação? Morrer de suícidio por assistência quando se está a espera da morte no hospital, ou morrer de suícidio porque a vida( profissional/privada) não está a correr bem? Nestes dois exemplos existe uma grande diferença. Acho que o primeiro exemplo que dei deve ser o que você queria demonstrar, por isso também concordo com os Suecos( afinal isto é sobretudo um problema de mentalidades e de maneira de encarar o sofrimento humano).


Eu nem prefiro a Lisboa dos anos 80 nem 90( gosto mais desses períodos pelo respeito que havia e que cada década que passa desmorona), falo da juventude( atenção que sou jovem :)).

Prefiro a Lisboa do século XXI, aquela que começa a renovar seu património( mesmo que seja lentamente). Tomo como exemplo a Praça do Rossio, o que ela era e o que é agora, bem mais bela e agradável. E os futuros projectos para a frente ribeirinha( que vão durar uma eternidade a fazer, infelizmente) e parque Mayer. Essa Lisboa sim, dá-me mais gosto a ver que aquela que desleixáva o seu patrímonio 15-20 anos atrás.


Para acabar diria que o problema das pessoas irem para a periferia é certamente os altos preços de habitação do centro de Lisboa( que a CML quer mudar), mais o problema de não encontrarem comercios de alimentação ao lado da porta, o que claro leva as pessoas a irem habitar nas redondezas onde existe um leque de grandes centros comerciais( o parque de divertimento dos tugas), e de não terem garagem a porta de casa( o homem tuga não pode largar o seu carro, como a mulher tuga não pode largar de ler a MARIA, looooool ;) :))).) E não direi mais porque pode durar uma eternidade.


Cumpts.