22/01/2010

Lisboa é um parque de estacionamento II

Ainda sobre a alegada falta de estacionamento em Lisboa, pense nas grandes avenidas arborizadas noutras grandes cidades europeias. Os Campos Elíseos de Paris, o Paseo del Prado de Madrid, a Unter den Linden de Berlim, o The Mall de Londres, etc. todas autênticos símbolos das respectivas cidades. Alguém imaginaria um parque de estacionamento a interromper o arvoredo ou jardins dessas avenidas?
Pois bem, a nossa "Avenida" da Liberdade não tem um, nem dois, mas três parques de estacionamento à superfície legais que se intercalam com os jardins laterais:
Lisboa é um parque de estacionamento.

7 comentários:

Xico205 disse...

Ainda bem que é um parque de estacionamento. Devia ser mais ainda.

FJorge disse...

Lisboa é um parque de estacionamento. Por vezes há alguns intervalos e corredores para circulação de peões.

Miguel Carvalho disse...

Noto agora que na primeira fotografia se vê um casal de idosos que acabaram de atravessar a "entrada" deste parque de estacionamento a pé.. onde não existe passadeira.

Monica A disse...

Meus Caros,

A questão que deve ser denunciada não é a do excesso ou da falta de estacionamento. É, sim, a do estacionamento gratuito. É incompreensível que existam ainda zonas no centro de Lisboa (como é, por exemplo, o caso do Areeiro e zonas circundantes) onde o estacionanento não é condicionado e, sobretudo, zonas onde apenas há um pseudo estacionamento condicionado, já que, por falta de fiscalização ou complacência da EMEL , os parquímetros são apenas elementos decorativos da via pública.
Não é preciso declarar guerra ao tal "paradigma do popó". É apenas necessário regular e condicionar o estacionamento. O estacionamento pago e uma fiscalização eficaz é aquilo que pode dissuadir a entrada de carros em Lisboa e pôr fim ao caos no estacionamente e, simultaneamente, assegurar qualidade de vida às pessoas que residem na cidade (no pressuposto de ser mantido o modelo de atribuição de cartões de estacionamento a residentes).
Neste contexto, cabe perguntar: mas, afinal, o que anda a fazer a EMEL? Era este o debate que eu gostaria de ver lançado neste blogue...

Mónica A.

Xico205 disse...

Que perigo atravessar o parque de estacionamento sem passadeira. Correram serios riscos de serem atropelados à velocidade de 3kms/h e ficarem partidos aos bocados.

Sandra disse...

UMA VERDADEIRA VERGONHA.

O EMBLEMA DA PRIORIDADE AOS PEÕES QUE OS NOSSOS AUTARCAS TANTO GOSTAM DE FALAR?

Miguel Carvalho disse...

Monica A,
claro que o estacionamento grátis e o estacionamento ilegal são graves.
Aqui só queria fazer que mesmo passando essas duas fases, Lisboa ainda estaria numa situação ridícula.

Ou se quiser, ao mostrar que há estacionamento legal pago a mais em Lisboa, estou a dar ainda mais argumentos a si.