20/01/2010

Portas de Lisboa....pequenas obras de arte!



....três belíssimas portas da autoria de Cassiano Branco.. .
,
....e outra substituída num edifício do mesmo arquitecto..
.
As portas da época modernista (e muitas outras) são um espólio único da nossa cidade (será que vão seguir o mesmo destino que muitas janelas ?)

11 comentários:

Paulo Ferrero disse...

Caro Júlio
Já estão a sê-lo e muito:
Bairro dos Actores, Areeiro, Alvalade, é um sem número delas, substituídas por lindezas de alumínio "à la" talho de periferia. Vamos no "bom" caminho, não se preocupe;-)

Arq. Luís Marques da silva disse...

Bela comparação, Júlio Amorim.
De facto uma vergonha a forma como tratamos o património que nos é deixado...

Anónimo disse...

São muito bonitas, mas pouco práticas: muito pesadas e com pouca iluminação.

Ai - a - Tola disse...

«São muito bonitas, mas pouco práticas: muito pesadas e com pouca iluminação.»

Caro anónimo das 2:46,

então não vivam em prédios com portas dessas. Reboleiras há muitas e com portas lindas cheias de luz e levezinhas! Santa paciência para argumentos deste calibre!

FJorge disse...

Ainda bem que são pessadas! Não são como as folhas de alumínio das novas portas que fácilmente se deformam e partem.

Quanto à falta de iluminação, não vejo onde está o argumento porque as portas modernistas têm sempre suficiente área envidraçada. Numa cidade como a nossa, com horas de luz solar bem acima da média europeia (alías, é a capital com o maior número de horas de sol!), é uma bênção ter portas que filtram a entrada excessiva de luz solar. O Cassiano Branco, e os seus companheiros de profissão, sabiam bem o que andavam a fazer.

Em matéria de segurança, estas novas "portas" são uma brincadeira fácil para as quem desejar arrombar.

HOMOSAPIENS disse...

Pelo nome do link pensava que ía ter uma surpresa e tive mesmo na quarta foto, que falta de tacto e de sensibilidade perante a arte, uma porta 100% labrega.
Existe fotos da que foi retirada???

Cumpts.

Julio Amorim disse...

Infelizmente não deve existir! Mas como as portas de Cassiano eram sempre de qualidade como se pode verificar no album desta página:
http://cassianobranco.tripod.com/
A porta que foi para o lixo estava naturalmente a anos de luz desta porcaria.....
Infelizmente quem governa esta cidade não promove campanhas para alertar sobre os diversos valores existentes em Lisboa....e isto é o resultado da tal gestão por incompetentes.

Anónimo disse...

Tambem tem a ver com a falta de lei e ordem. Na Holanda onde vivi nao se podem alterar portas e janelas sem consultar a camara:caso contrario paga-se uma pesada multa e tem-se de repor a situacao original (custe o que custar).Uma porta destas hoje provavelmente custaria milhares de euros.

Julio Amorim disse...

Pois é isso também caro anónimo...!

HOMOSAPIENS disse...

Obrigado Júlio, mas não existe por exemplo um desenho dessa mesma porta retirada, nem nos planos de construção???
Se não existir lá se vai mais uma obra de arte para o esquecimento, VERGONHOSO mesmo.

Anónimo das 10:17AM, isso seria óptimo para aqui, também vi uma emissão a alguns anos onde demonstravam esse mesmo facto em BRUGES na Bélgica( cidade pátrimonio mundial da humanidade pela UNESCO). Nessa cidade existia um departamento só para a protecção e salvaguarda do centro histórico, funcionários andavam a pesquisar o que estava de mal( antenas parabólicas a vista, fios electricos,obras clandestinas,etc,etc,etc...)

Era o que deveria existir aqui também, infelizmente os nossos governantes estão mais preocupados com a RED BULL AIR RACE e companhia. Gente sem VERGONHA.

Cumpts.

Julio Amorim disse...

Não sei bem se arquivar desenhos do edificado era prática comum nos anos 30? Talvez alguém que por aqui passa saiba ????

Cumpts.