22/01/2010

Lisboa é um parque de estacionamento I

Eu não entendo bem o que é o problema da falta de estacionamento que alegadamente existe em Lisboa. Como mostrou e muito bem o Carlos Medina Ribeiro Lisboa não tem falta de estacionamento, os lisboetas é que têm falta de vontade de pagar por ele.
Sejamos sinceros, Lisboa é um parque de estacionamento. E não me refiro ao estacionamento irregular que abunda como em nenhuma cidade europeia (bom, talvez Nápoles), refiro-me a estacionamento legal à superfície. Veja-se isto:
Uma rua estreita (passeios minúsculos) com QUATRO FAIXAS para estacionamento. Lisboa tem quilómetros e quilómetros de ruas assim. Quatro faixas de estacionamento à superfície é impensável nas cidades do Norte da Europa. Nas cidades mediterrânicas encontra-se uma ou outra rua com mais de 2 faixas, mas sempre em ruas largas. Passem uns tempos no Google Maps, e verifiquem pelos vossos próprios olhos.
Este abuso de estacionamento legal torna a cidade feia, desagradável, tira espaço público que deveria ser para peões, esplanadas, jardins e até campos de jogos para os miúdos. Pelo seu baixo preço (ou mesmo gratuito para os residentes - algo que também não se repete noutras cidades europeias) é um perverso incentivo à posse e ao uso do automóvel na cidade. Por favor, não me contem a história do despovoamento da cidade por falta de estacionamento. Se há cidade que tem problemas de despovoamento na Europa, ela é Lisboa, a cidade parque de estacionamento.

7 comentários:

The Caped Crusader disse...

Miguel, totalmente de acordo contigo. É o tal paradigma do pópó que tanto se tem discutido nos últimos tempos. É um facto sem discussão.

Tenho viajado por toda a Europa, uns países mais outros menos civilizados, e raramente se vê situações como cá. É mesmo muito triste, e só mesmo obrigando esta gente toda a pagar parque, sem lhes dar outras alternativas, é que se vai conseguir mudar o paradigma. E aos poucos e poucos ir retirando lugares e devolver espaço público. Tenho a certeza que iríamos ter muito rapidamente gente a voltar a querer morar na cidade, nem que fossem estrangeiros, tanto se me dá! Pessoas!

FJorge disse...

Verdade dura e crua dos nossos arruamentos: colonizados pelos automóveis. Os peões tiranizados (e demasiadas vezes feridos e mortos!) pelos automobilistas. Os governos e autarquias apáticos e receosos dos cidadãos proprietários de automóveis.

wkaemena disse...

E triste ver a impunidade dos infratores das leis existentes. A Lisboa virou uma grande confusão sem ordem algum.

Vejam a situação em volta do Gare do Oriente onde parques pagos não faltam. Fotos de 2004/5 ate hoje não mudou nada

http://homepage.mac.com/wkaemena/Transito/PhotoAlbum223.html

Miguel Carvalho disse...

wkaemena,

claro que esse é um problema mais grave. Só quis fazer ver que isso é apenas o começo. Para quem acha que a impunidade não é grave, eu digo não só é grave, como memso que fosse resolvida, ainda estaríamos numa situação absurda: a do excesso de estacionamento legal.

Anónimo disse...

Eu estive algum tempo fora... alguém me sabe dizer o que é que se passou com a interdição de transito e estacionamento na rua Almeida Garett no Chiado?

Este fim de semana passei por lá... e estava cheio de carros estacionados... Um parquímetro já montado... quando houve essa alteração? Onde foi comunicada? Ni site da CML não vi absolutamente nada!!!

Tem algum fundamento a medida?

João Pedro - LX

Anónimo disse...

Tem fundamento tem. Há falta de estacionamentos.

wkaemena disse...

hahaha "Tem fundamento tem. Há falta de estacionamentos."

não e assim, que sobra são os carros, com menos carros não falta estacionamento .. ;-)