15/01/2010

Musicas de rua.

Já não são já poucas as vezes que ao passar no Chiado me deparo com a intervenção da Policia Municipal no que diz respeito aos músicos de rua nesta zona , mais concretamente no largo do Chiado e rua Garrett. Não sendo apologista de uma anarquia musical nas ruas da Cidade interrogo-me sobre esta constante e atenta actuação por parte das entidades competentes.
Ontem o musico em questão, que não conheço pessoalmente, era este excelente guitarrista que enche de som e anima aquele local, penso até que os próprios comerciantes da zona
beneficiam muito com a sua presença ali.

Gostos á parte gostaria de ver o mesmo zelo, e não vejo, para com os traficantes de droga que há anos param com toda a gente a ver nas esquinas da Mouraria, do Intendente(etc, etc) ou com os "vendedores" que constantemente nos "atacam" na Rua Augusta ou com os carteiristas dos transportes públicos na zona do cais do Sodré que toda a gente bem conhece. Só para dar alguns exemplos.
Se vendesse droga com certeza não seria tão incomodado.

23 comentários:

Julio Amorim disse...

Numa cidade onde milhares ocupam os passeios com automóveis...andam à caça de guitarristas.
Assim sim !!!!

Luís Serpa disse...

Isso é aquilo a que um amigo meu chama "gestão do risco". Eu chamo-lhe cobardia, mas tenho problemas com a semântica, reconheço.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Fantástica esta cidade onde as prioridades são definidas com tanto rigôr...

Anónimo disse...

ridiculo.

Os musicos que dao bom ambiente À baixa, e que os turistas tanto gostam de ver e ouvir chateam-nos, os vendedores de droga que todos os dias me tentam vender algo nao fazem nada.

que coisa ridicula

Xico205 disse...

Tambem há quem goste de comprar droga a esses vendedores, e por vezes o que eles vendem não é droga, são caldos knorr e outras vezes quando têm droga, têm apenas a quantidade que não é considerada trafico, é para consumo próprio e a policia não pode fazer nada, alem disso a raia miuda não interessa à policia, interessa são os grandes que estão por trás. Se não for aquele a vender droga amanhã, está lá outro a ocupar o lugar dele, é preciso é retirar o fornecedor do mercado.

Esses musicos estão a ter uma actividade comercial ilicita e não têm licença de som.

Como eu já mostrei o vendedor de droga nem sempre está a vender, logo não é uma actividade ilicita.

Anónimo disse...

Pois claro, esses músicos são uns fora-da-lei que devem ser combatidos com o maior vigor.

Os tais vendedores são gente séria, acima de toda a suspeita, e se calhar até oferecem à polícia umas caixas de robalos.

Anónimo disse...

Eh,eh,eh, este Xico é mesmo um maravilhas...

Xico205 disse...

Os tais vendedores estão na rua a tentar aplicar o conto do vigário, enquanto não houver uma transação comercial, não há crime. Ninguem é detido por estar na posse de caldos knorr e folhas de louro.

Anónimo disse...

Este Xico ainda vai chegar ao prémio Nobel.

Anónimo disse...

Se a policia actua, é porque faz, se não age, é porque não acontece...

Anónimo disse...

É uma grande ironia!! Com tamanho desleixo no espaço público e tamanha incompetência da polícia municipal, às vezes sai a fava a uns coitados.
Quanto ao comentário do Xico, é revoltante ler o que ele escreveu, mas infelizmente ele não disse mais do que a pura verdade.
Luís Alexandre

Xico205 disse...

O que é que um premio nobel tem a ver com praticas comerciais?!!

Anónimo disse...

Aos defensores do guitarrista (electrico e muito amplificado!) recomendo que se imaginem a trabalhar ou a morar onde o dito costuma actuar. Pode ser que deixem de o achar giro e encantador e passem a considerar como prioridade chamar a polícia (antes de darem em doidos e fazerem algum disparate).

NA disse...

Em grandes cidades de países que visitei, tantos ruas encontrei cheias de músicos. Em Praga, Barcelona, Viena etc e nunca assisti a nenhum ser escorraçado pela polícia. Pelo contrário dão bom ambiente à cidade, e é sempre uma mostra de cultura que por cá a polícia nem sabe o que é.
Sinceramente este país está na trevas, é uma tristeza.

Xico205 disse...

Obrigado pelo reconhecimento Senhor Luis Alexandre.

De facto eu não tenho por hábito mentir, e a maioria das vezes que comento neste blog tenho como objectivo repor a verdade. Muita gente que conheço pessoalmente, outros só da net me dão razão nos meus comentarios.
Claro que outros agarram nas minhas intervenções para gozarem de modo ignorante, mas quanto aqueles que preferem viver num mundo cor de rosa de fantasia e recusam olhar e perceber a realidade que nos rodeia só tenho a dizer: São Opções!

Eu acho que tenho uma conduta correcta ao explicar o que sei e ajudar a construir opiniões, mas cada um é livre de acreditar naquilo que quiser, e já diz o ditado: "Maior cego é aquele que não quer ver".

ana, lisboa disse...

Este não é mau, mas quando está um músico ou um grupo o dia inteiro no mesmo sítio a tocar as mesmas 3/4 músicas mal e porcamente, ainda bem que a polícia osmanda embora. Chato é expulsarem os homens-estátua, que não fazem barulho nenhum, são os meus favoritos (trabalho na rua augusta).

Ai - a - Tola disse...

Caro Xico205,

obrigado por nos elucidar sobre o conteúdo do que os traficantes de caldos vendem. Gostaria de saber como chegou à posse dessa informação de que parece tão certo.

Os músicos estão a desenvolver uma actividade ilícita, é verdade, mas o ilícito incomoda-o de alguma forma? É que estacionar em cima dos passeios é ilícito também, em cima das passadeiras é ilícito, colocar compressores de ar condicionado nas fachadas é ilícito, a alteração de elementos nos edifícios sem aprovação do condomínio e necessária autorização de obras é ilicita, fechar uma varanda é ilícito, colocar os contentores do lixo na rua durante o dia é ilícito, grafitar é ilícito. E a lista continua interminavelmente. Lembra-se o que defendeu sobre todos estes pontos. Posso consultar no histórico e transcrevê-los aqui.

Xico205 disse...

Mas já os arrumadores que são quem mais chateia, não lhes ligam nenhum!

Anónimo disse...

concordo com a intervenção da policia.
independentemente das prioridades invertidas e da qualidade dos músicos, o local é massacrado - e as pessoas que todos os dias ali passam, trabalham ou vivem - por musicos e pseudo-musicos.
lá fora, paris, londfres, madrid, etc, há locais próprios ou permitoidos, na rua ou no metro, mas há regras. aqui não há nada, e cada um pode massacrar quem quiser à vontade
nuno caiado

Xico205 disse...

Ai-a-Tola, cheguei à posse desta informação porque faço mais nesta vida do que andar a olhar para os carros electricos. Estou integrado na sociedade e vejo o que se passa à minha volta. A informação obtém-se a observar, a ouvir o que nos dizem, neste caso policias, ou a ver e ler notícias. Quem não é otário consegue perceber o que se passa.

Quanto à segunda parte do seu comentário tem toda a razão que tudo isso é ilicito. Então puna-se os prevericadores.

Manel disse...

uma vez eu estava no chiado, e em frente à bertrand, estava um fadista que tocava guitarra e cantava muito bem, mas havia um pormenor: ele tinha a guitarra, o saco da guitarra ao lado, e o cd que ele devia ter lançado recentemente. acabou de tocar, e foi se embora!
esta gente é que anima a cidade, a tocar e cantar bem a musica original do país por prazer! mas estes parvalhões da baixa estão lá a cantar (mal) as músicas do toy e a correr atrás das pessoas a pedir DINHEIRO! e isto é sinal de uma cidade onde há pobreza, não há polícia activa, e todos fazem o que querem! aqueles polícias estao a fazer um bom trabalho, que é coisa rara!

Say Cheese disse...

É completamente verdade, concordo!

robertin disse...

Dear friends, maybe you can help me more than City Council! I have many problems in finding out the city regulation concerning the street and music show....I mean: I am an Italian street artist...what happens if i want to come to visit your fantastic city and meantime to perform with my puppets? I have so many problems in finding info on matter....thanks a lot to everybody!!
Roberto info@kamishibai.it