19/01/2010

Min. Saúde procura terreno para substiuir três hospitais

O Ministério da Saúde está à procura de um terreno de 9 hectares na zona ocidental de Lisboa ou em Oeiras para substituir os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e Francisco Xavier, que vão fechar quando a nova unidade estiver em funcionamento.

Em declarações à Agência Lusa, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo, Rui Portugal, revela que está "à procura de um terreno que possa substituir os hospitais de São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz [em Carnaxide], que vão fechar".

O terreno de 9 hectares, equivalente a nove campos de futebol, está a ser procurado na zona ocidental de Lisboa, mas não é de excluir que possa ficar, por exemplo, em Oeiras.

"Sendo a ideia servir a zona ocidental da Grande Lisboa, não haveria problema se o hospital ficasse no concelho de Oeiras, até porque o mais importante é que existam boas acessibilidades".

Os hospitais de Santa Cruz, Egas Moniz e São Francisco Xavier compõem, desde 2005, o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, seguindo uma tendência de junção hospitalar fomentada pelo ministro Correia de Campos, que criou ainda o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (Santa Maria e Pulido Valente) e o Centro Hospitalar de Lisboa Central, que reúne debaixo da mesma gestão as unidades de Santa Marta, Capuchos, São José e Estefânia.

O fecho dos três hospitais não tem ainda uma data prevista, mas só acontecerá depois de a nova unidade entrar em funcionamento.

Entre os argumentos para a mudança de instalações, a ARS salienta que "os hospitais em questão têm instalações antigas e que respondem com dificuldade às necessidades dos utentes e dos profissionais", acrescentando que, com a renovação do parque hospitalar de Lisboa, "faz sentido que se comece em pensar em Lisboa Ocidental, que vai ser claramente a zona pior servida em termos de adequação das estruturas hospitalares existentes".

(...)


12 comentários:

The Caped Crusader disse...

Isto cheira-me a esturro, até porque o São Francisco Xavier não é totalmente 'antigo'... há cerca de 4 ou 5 anos acabaram de lhe inaugurar um novo anexo de obstetrícia e pediatria (onde nasceu o meu filho) que tem excelentes condições, e ao que sei, custou muitos milhões de euros.

Se só vai durar até um novo hospital ser feito, isso para mim é deitar dinheiro fora.

Acho isto uma estupidez. Que seja necessário um novo Hospital, não sou capaz de o negar, mas daí até fechar outros que receberam obras avultadas há menos de 5 anos, acho criminoso.

Anónimo disse...

Não sei se repararam que na notícia diz que PARA JÁ ANDAM À PROCURA DE UM TERRENO.

Ou seja, é uma não-notícia.

Helena disse...

Lembram-se de uma polémica sobre um heliporto que serve um hospital em Carnaxide e que está a "incomodar" a construção de umas torres?
Como tal não me admiro que o Isaltino até ofereça um terreno em Oeiras!!!

Anónimo disse...

Isto não é de todo possível.

Como já foi referido, o Hospital de S. Francisco Xavier inaugurou há poucos anos um grande edifício com muitas alas novas e o outro edifcío mais antigo teve agora concluidas as obras de renovação.
Também o Egas Moniz está a ser alvo de obras de benefeciação

Pareçe-me que as entidades governamentais desconheçem o que estão a fazer...

luis tavares disse...

Isto tudo são altas negociatas...E tirar o IPO do seu lugar?
A esse respeito há ainda a questão da radiação que parece não preocupar os promotores de tal golpe.

Luís Alexandre disse...

É mesmo isso Anónimo das 7:08. É no mínimo, falta de assunto ou imaginação.

Anónimo disse...

O H. S. Francisco Xavier foi inaugurado em 1987 e em 2006 foi inaugurado um edificio novo. Nao posso crer que um hospital inaugurado em 1987, com pouco mais de 20 anos, ja esteja degradado e sem condicoes. O H. Egas Moniz eh um pouco mais antigo, mas tambem aparenta estar em bom estado.Eu acho que existem interesses imobiliarios atras dos terrenos destes hospitais em Belem e no Restelo. Aqui ha gato!

Unknown disse...

mandam-se o hospital para oeiras e ganham-se uns condomínios privados todos catitas...

Anónimo disse...

TEMOS QUE IMPEDIR MAIS UMA FALCATRUA DO ESTADO!

Não podem utilizar o nosso dinheiro para beneficiar determinado construtor endividado ou para criar condomínio de luxo.

Quanto ao IPO, ainda se pode admitir visto que este edificio ja é bastante antigo, mas o Hospital de Sta. Cruz é reativamente recente, o S. Francisco foi totalmente renovado recentemente e o Egaz Moniz está a sê-lo neste momento.

TEMOS QUE CRIAR UMA PETIÇÃO PARA IMPEDIR MAIS UM CASO DE CORRUPÇÃO EM PORTUGAL!

lmm disse...

Uma das coisas que mais me irrita é a mania de perseguição das pessoas que só vêm negociatas em todas as decisões políticas....Irra!!

Xico205 disse...

E secalhar não há negociatas em praticamente todas?!!!

Qual a explicação para um hospital com 22 anos já não servir?

Porque vão construir este novo hospital, e nunca mais constroem um no Seixal que muito mais falta faz, para descongestionar o Garcia de Horta?
Os concelhos do Seixal e Sesimbra tiveram um aumento demográfico brutal e continuam em crescimento.

Xico205 disse...

Está aqui a explicação da construção dum novo hospital e desactivação desses 3. Ao que parece, o novo hospital vai ficar em Carnaxide - Oeiras. O Isaltino é o maior!


http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=744258