18/01/2010

OP 2010 - Espaços verdes são os mais desejados

In Jornal de Notícias (18/1/2010)


«Cerca de 200 projectos foram a votos no Orçamento Participativo

Quase metade dos projectos colocados a concurso pela Câmara de Lisboa no âmbito do Orçamento Participativo e cuja votação terminou ontem, sexta-feira, são sobre espaço público e espaços verdes. António Costa anuncia, segunda-feira, quais são os projectos vencedores.

Os 199 projectos disponíveis para votação foram seleccionados pela autarquia de um conjunto de mais de 500 propostas apresentadas e que tiveram que ser reanalisados pelos serviços da Câmara, que acabou por adiar em Dezembro a votação para este mês.

A fatia do orçamento de 2010 dedicada aos projectos decididos pelos munícipes mantém o valor de cinco milhões de euros reservado em 2009, cerca de 5,4% do orçamento de investimento anual da autarquia. Dos 199 projectos, 94 pertencem à área do Espaço Público e Espaços Verdes, 57 às Infra-estruturas viárias, Trânsito e Mobilidade, 12 à Cultura, oito à Modernização Administrativa, seis à Reabilitação Urbana, cinco à Acção Social e mais cinco ao Desporto.

As restantes estão distribuídas pelo Saneamento e Higiene Urbana, Turismo Comércio e Promoção Económica e Protecção Ambiental e Energia.

O projecto mais caro a votação é a criação de um percurso histórico no eixo S. Sebastião/Sta. Maria/São José/Portas de Sto Antão (cinco milhões de euros) e o mais barato é a elaboração de um guia do residente de Lisboa (oito mil).

A criação de uma creche 24 horas por dia, no valor de 400 mil euros, uma iniciativa que promova a abertura de ateliês de artistas à população, com a organização de vários eventos e um custo previsto de 80 mil euros e a realização de um Festival de Netaudio em Lisboa, com concertos e workshops, à semelhança dos que acontecem em Berlim, Londres e Barcelona, são alguns dos projectos mais originais apresentados.

Menos de um ano depois do primeiro orçamento participativo da capital, os projectos decididos pelos munícipes estão concluídos, sobretudo ciclovias, ou em fase de execução, como as intervenções no parque urbano do Rio Seco e na Quinta dos Barros. »

Sem comentários: