22/01/2010

ATENAS: sim às varandas, não às marquises


Não é necessário ir buscar exemplos aos nórdicos. Atenas não tem marquises ilegais a desfigurar os seus prédios. Aqui temos dois exemplos de varandas em imóveis de habitação corrente em Atenas. Um toldo para proteger do sol escladante no Verão, plantas envasadas, cadeiras e mesas para receber os familiares e amigos - são estas as típicas ocupações das varandas na capital da Grécia. Os atenienses estimam muito as varandas dos seus apartamentos. Vivem as varandas com comportamentos verdadeiramente urbanos... ao contrário dos lisboetas que parecem detestar as varandas. Os Atenienses percebem os objectivos da "invenção" das varandas. Neste aspecto Atenas é, sem dúvida alguma, bem mais civilizada do que a nossa capital. As fachadas dos prédios do séc. XX em Lisboa estão uma vergonha. É um espectáculo de terceiro mundo. O modo como tantos lisboetas tratam as suas varandas é uma prova terrível do atraso das mentalidades e da falta de cultura arquitectónica. E depois ainda dizem que a Grécia é mais pobre e atrasada que Portugal. As varandas de Atenas falam por si!

18 comentários:

Macaco Zarolho disse...

Será uma... não so logo duas marquises. E no centro de Atenas!! Maldito googlemaps que não nos deixa fazer afirmações estúpidas e gratuitas: http://www.littleurl.net/4c6f02

Rodrigo disse...

basta ir a espanha, ver como os espanhóis vivem as varandas, cheias de plantas, com mesas, toldos, deques em madeira, etc.

Xico205 disse...

Basta ver Portugal como muitos portugueses vivem as suas varandas com mesas para comer e esprigaçadeiras.

Querem fotos de edificios portugueses sem varandas? Arranjo as que quiserem!

Anónimo disse...

Na Itália também são civilizados e não andam a fazer mal a si próprios encerrando as varandas a torto a direito. As varandas que são afinal extraordinários locais para ver a cidade e para a cidade nos ver!

Anónimo disse...

Varandas em Portugal?

Pérolas a Porcos!

Xico205 disse...

Agora vêm dizer: "Ah mas a Grecia não é exemplo, a Italia é que é". Tomem fotos de marquises de Roma e no centro: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=floren%C3%A7a&sll=39.89288,-7.844238&sspn=11.491554,19.753418&ie=UTF8&hq=&hnear=Floren%C3%A7a,+Tosc%C3%A2nia,+It%C3%A1lia&ll=41.856265,12.676849&spn=0.317085,1.757813&t=h&z=10&layer=c&cbll=41.890125,12.575826&panoid=shl68okAcK8rxdgXv4cFaQ&cbp=12,351.78,,0,-15.46

Antes de dizerem que é só nesta rua, andem com as setas e conheçam um bairro residencial de Roma, tipo Alvalade.

Gostava de saber o que é que esta gente que não sabe fazer um elogio ao país onde vive ainda cá está a fazer! Epa, emigrem, dentro da UE são livres. Vão ter com o outro à Suecia, vivam todos felizes no congelador.

Ai - a - Tola disse...

Caro Macaco Zarolho,

o google é uma ferramenta muito útil e permite umas brincadeiras engraçadas, como a de pensar que se conhece a realidade de uma cidade sentado em cima de um rato de computador. Pois é, conheço bastante bem Atenas, o meu cônjuge é de origem alemã mas natural de Atenas que visitámos para conhecer os locais da sua infância. De facto Atenas está cheia de varandas com plantas e são altamente estimadas.
É como diz o povo, em terra de zarolhos quem tem olho...é macaco!

Anónimo disse...

Xiquinho que idade é que tens? 16-17?
Em vez de andares por aqui a escrever borradas porque é que não te dedicas a encontrar umas miúdas e crescer um pouco mais.

Anónimo disse...

Varandas com flores..., deques em madeira.., vasos, cadeiras para receber amigos e familiares... não é com certeza nas varandas em geral de lisboa, os lisboetas preferem a sensação de gaiola, do esconde e nao me toques.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Na Itália também são civilizados e não andam a fazer mal a si próprios encerrando as varandas a torto a direito. As varandas que são afinal extraordinários locais para ver a cidade e para a cidade nos ver!

5:35 PM

Esta é para rir não!!!

Bairros tão bonitos que Roma tem: http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=floren%C3%A7a&sll=39.89288,-7.844238&sspn=11.491554,19.753418&ie=UTF8&hq=&hnear=Floren%C3%A7a,+Tosc%C3%A2nia,+It%C3%A1lia&ll=41.856265,12.676849&spn=0.317085,1.757813&t=h&z=10&layer=c&cbll=41.890125,12.575826&panoid=shl68okAcK8rxdgXv4cFaQ&cbp=12,351.78,,0,-15.46

Ai - a - Tola disse...

Ó Chico205!

seria de esperar que por esta altura, com tudo o que já foi dito, tivesse aprendido alguma coisa e tivesse feito um "upgrade" para chico1000 ou, quem sabe, mais.
Então acha mesmo que Lisboa é uma cidade de varandas estimadas e usadas? Como pode dizer isto com alguma seriedade? Nesta cidade e neste país as persianas passam as 4 estações corridas e diz que os portugueses vivem para fora!
Como já disse aqui trabalho numa escola de línguas, recebo, por ano, inúmeros estrangeiros que comentam como as varandas são um horror. Grande parte das minhas amizades são da comunidade estrangeira. TODOS comentam o estado das varandas e que os portugueses não as usam. Quase não há plantas nas varandas. Berlim que conheço bem é uma cidade parque/jardim! Não há ruas sem árvores, não se podem cortar árvores sem as substituir imediatamente! Quer falar de Roma? Como todas as grandes cidades tem bairros feios mas a cidade está longe de ser feia!
Desculpe dizer-lhe mas a ignorância é muito atrevida!

Ai - a - Tola disse...

«Gostava de saber o que é que esta gente que não sabe fazer um elogio ao país onde vive ainda cá está a fazer! Epa, emigrem, dentro da UE são livres. Vão ter com o outro à Suecia, vivam todos felizes no congelador.»

Caro Chico00,5

criticar-se é chamar à atenção para o que está mal, é revoltar-se por aquilo que desfeia e despromove esta cidade que todos amamamos de paixão, é não conformar-se com a violação da memória de uma das cidades mais antigas da Europa, é não aceitar-se as negociatas dos políticos e empreendedores imobiliários que, depois de destruir e delapidar vão para as suas casas nos subúrbios ou para Bruxelas, é não fechar os olhos aos problemas e querer forçar uma visão irreal da cidade que parece ser o seu caso, é, em suma, exigir que o estado das coisas mudem.
Na verdade a Suécia e outros países seriam mais indicados para pessoas com o seus argumentos porque aprenderiam que é possível ser melhor e, quem sabe, depois deste estágio voltassem a Lisboa e RECLAMASSEM também!

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Xiquinho que idade é que tens? 16-17?
Em vez de andares por aqui a escrever borradas porque é que não te dedicas a encontrar umas miúdas e crescer um pouco mais.

3:02 PM



Borradas escrevem vocês, a dizer que em Italia e na Grecia não há marquises!!! LOOOL

Quem te disse a ti que não arranjo miudas? Põe-te a pau e agarra a tua senão qualquer dia transformas-te num caracol (com os pausinhos ao sol).
Quanto à minha idade já a revelei umas quantas vezes, e caso tenha 16 ou 17 que mal isso tem?

Xico205 disse...

Ai-a-Tola, o 205 tem uma carga simbolica muito grande, não posso fazer up-grades.

Anónimo disse...

Ganda Xiquinho és o melhor mas essa das miúdas devia ter sido uma carga simbólica num sonho.

Anónimo disse...

é incrível como há pessoas que vêm para aqui defender o indefensável.

e que se preocupam mais em procurar uma marquise em Atenas do que pelo menos tentar argumentar as "vantagens" de tais monstros nas fachadas das nossas cidades.

Xico205 disse...

Antes esses monstros do que outros que andam a mamar à nossa custa. Esses monstros que nos sugam na politica, no futebol e na diversão nocturna é que devem ser destruídos.

Lx disse...

Brevemente será criado um site literalmente para envergonhar os moradores dos prédios lisboetas infestados de marquises. Será dada especial atenção à arquitectura moderna dos anos 50-60, cuja alma das fachadas reside em grande parte na existência de varandas embutidas: Av. EUA, Infante Santo, Bairro das Estacas, Olivais Norte, etc