22/01/2010

Moradores da Pena contestam recreio escolar em largo público

In Público (22/1/2010)
Por Inês Boaventura


«A Câmara de Lisboa diz que a situação vai manter-se até Julho, porque no próximo ano lectivo já haverá um recreio definitivo na antiga escola dos calceteiros


A cedência do Largo da Escola Municipal, na Pena, a um estabelecimento de ensino está a gerar a contestação de dezenas de moradores daquela freguesia lisboeta que, num abaixo-assinado, se queixam da perda de "mais de meia centena de lugares de estacionamento" e de falta de informação. A directora da escola desvaloriza as críticas, explicando que a medida é provisória e visa dar aos alunos um recreio com condições.

O encerramento do largo foi divulgado no início de Janeiro, no site da Câmara de Lisboa, no dia em que essa cedência se efectuou. Numa curta nota justificava-se a medida com "motivos de afectação do Largo da Escola Municipal à EB n.º 1 da Pena". No local, onde decorrem trabalhos de pavimentação, não havia no início desta semana qualquer informação sobre as obras em curso, embora a autarquia (através de uma resposta escrita do Departamento de Educação e Juventude) tenha garantido que foi colocado "um cartaz informativo".

Confrontado com as críticas, o presidente da Junta da Pena, Joaquim Lopes Ramos, admite que "algum inconveniente tem que haver", acrescentando que a única coisa que se está a fazer no largo é "limpar o espaço", pelo que, ao contrário do que dizem alguns dos contestatários, "não tem que haver projecto".

A directora da escola, Teresa Pais, e o presidente da associação de pais, Nuno Martins, atribuem a oposição à falta de interesse das pessoas em saber o que se passa e sublinham que toda a freguesia vai ficar a ganhar. A começar pelas 130 crianças da escola que, actualmente, partilham um acanhado recreio rodeado de tapumes e sem condições, mas também quem vive na Pena porque, no futuro, vai ganhar um largo requalificado.

Já o Departamento de Educação e Juventude da autarquia diz, em resposta escrita, que a cedência à escola vai verificar-se "até Julho de 2010" e decorre do facto de a obra em curso do novo jardim-de-infância ter ocupado parcialmente o recreio existente. Diz-se ainda que o espaço definitivo para os alunos vai ser construído "na antiga escola dos calceteiros da câmara, nas traseiras da escola".»

6 comentários:

Anónimo disse...

"mais de meia centena de lugares de estacionamento grátis" era o que eles queriam dizer...

Anónimo disse...

Eles que apanhem o autocarro!

The Caped Crusader disse...

Realmente, que grandes bestas... preferem ter mais lugares para enfiar a porra do pópó do que ceder às crianças um lugar ao ar livre para brincarem.

Mete-me nojo esta 'sociedade do pópó'.

Anónimo disse...

"se queixam da perda de "mais de meia centena de lugares de estacionamento""
Bandidos! Levaram o estacionamento só para mais de uma centena de crianças terem onde passar os intervalos! Um pouca vergonha! Fechem-nos numa sala a jogar playstation 3 que isso é que faz bem à saúde!

Xico205 disse...

Talvez por isso o Hugo Chavez tenha proibido a PS3 na Venezuela. Diz que é veneno para crianças. Há por aqui uns quantos apoiantes.

Filipe disse...

"Haja lugar para o carro, mas para a criança brincar não"
Que sociedade é esta em que nós estamos?