22/01/2010

Refer lança obras para ligar linha convencional à Alta Velocidade

A Refer lançou a primeira empreitada para a inserção da futura rede de Alta Velocidade na rede convencional, neste caso na linha do Norte e de Cintura, entre as estações do Areeiro e do Oriente.

Segundo adiantou em comunicado a gestora da rede ferroviária nacional, foi lançado, no passado dia 18, o concurso público internacional para a adjudicação de intervenções complementares necessárias à inserção das linhas de Alta Velocidade Lisboa-Madrid e Lisboa-Porto na ferrovia convencional existente “entre a estação de Areeiro, na linha de Cintura, e o quilómetro 8,300 da linha do Norte”.

A empreitada terá de execução de 365 dias e um valor de 31,5 milhões de euros, segundo a Refer, que explica que estas obras não terão “interferências significativas na exploração ferroviária” e por isso podem já arrancar.

Entre as várias empreitadas do projecto, conta-se a primeira fase do futuro Parque de Material e Oficinas, que será onde irá estar o centro logístico da rede de Alta Velocidade, entre as estações do Oriente e Braço de Prata.
In Jornal de Negócios
E a quadruplicação da linha de cintura? O EIA já data de 2004

1 comentário:

Maxwell disse...

Portugal precisa primeiro de mais linhas convencionais que liguem o país e apenas depois podemos pensar em ligar este à europa. Pessoalmente concordo com a linha de alta velocidade até Lisboa. nem mais nem menos. Mas, neste momento estamos a ligar exactamente o quê à europa? um parque de estacionamento? porque Lisboa não é mesmo mais do que isso. Portugal precisa todo (lembro a quem lê este blog que portugal não é lisboa e porto como muitos se esquecem) portugal tem uma extrema carência de transportes em alternativa ao carro coisa que nem o estado (refer) nem a CP se parecem lembrar. Arrangem primeiro as linhas velhas, construam linhas novas, planeiem horarís que não sejam ridículos e dissuasores da própria utilização do transporte ferriviário e apenas depois pensem em ligar uma boa rede à Europa.