02/02/2009

Mais um andar encapuzado?


Já tinha chamado a atenção desta ampliação encapotada, aqui. E agora, esta foto recebida por email comprova o facto. Ou seja, que neste edifício [que partiu de um convite que a CML fez em 1945 ao Arq. Cristino da Silva para um «Plano Parcial de Urbanização da zona compreendida entre a Praça dos Restauradores e a Praça D. João da Câmara», cujo projecto para este novo edifício da Sociedade Industrial Aliança estaria pronto em 1948, segundo os desenhos do projecto original (publicados no catálogo da expo na Gulbenkian), em que sempre houve um piso recuado conforme se vê nesta foto], se acrescentou um novo "piso" para as instalações técnicas (ar-condicinado, antenas de telemóveis, etc.).

Os perfis de ferro são para uma cobertura de esplanada? É que, dependendo do aspecto final, isto poderá resultar num volume mais ou menos pesado/fechado e não respeita o equilíbrio projectado entre as cérceas de um lado e de outro, do Hotel Palace.

Uma coisa é muito certa: o Cristino projectou este edifício exactamente com a mesma cercea do Hotel Palace. Há alguém que pare esta espécie de "livre-trânsito" que todos os projectos de hoteis recebem na CML?


Info: FJ

2 comentários:

Anónimo disse...

Ná. De certeza que não é mais nenhum andar. Isso era no tempo dos executivos dos outros. Este é incapaz de tolerar tal coisa.

sergio paulo disse...

Foi feito uma intervenção muito parecida nos edifiçios da portugal telecom sito na Rua Andrade Corvo Nº 6d com instalações técnica com cerca de 4 metros de altura. Não obstante todos os telefonemas e emails enviados à policia municipal.
É lamentavel a falta de actuação das autoridades competentes a este tipo de obras que se autoentitulam-se com se estruturas amovíveis.

Paulo Santana da Silva