04/02/2009

O que é isto ?

foto roubada no Dias Que Voam

Não será que edifícios como este há muito que ultrapassaram os limites do aceitável ?
Existem leis que regulamentam os exteriores do edificado ?
A C.M.L. tem fiscais ao seu serviço ?
Lisboa é uma capital da Europa ?
Haja vergonha !

10 comentários:

Anónimo disse...

um bairro que ganhou prémios internacionais, mas a culpa é de todos nós que não somos exigentes. Parece que as pessoas gostam de viver no meio da desorganização.

Anónimo disse...

Os fiscais não sei se existem, mas se não existem deviam existir.
Mas isto passa também por uma questão de cultura, e a nossa é de arrumar o meu quintal e o espaço público é para o cãozinho fazer o que não faz em casa.

Anónimo disse...

este bairro é de uma arquitectura excelente.

no entanto, foi corrompido com a bela marquise, que infesta todo o país...

basta correr atenas e madrid e ver a diferença....

Anónimo disse...

No primeiro andar já nao é marquise....mas sim paredes com janelas.

JA

FJorge disse...

É uma tragédia, uma vergonha nacional, um crime contra o património moderno português!

Como é possível que a CML, a mesma que ergueu este bairro, pode tolerar o verdadeiro catálogo de ilegalidades que o desvirtuam completamente? Este conjunto urbano ganhou um prémio Internacional - Bienal de São PAulo, 1954 - e um prémio Nacional - Prémio Municipal de Arquitectura, 1954. No ínicio do projecto era designado "Bairro de São João de Deus" mas devido ao facto dos blocos habitacionais estarem suspensos sobre "pilotis" de betão armado foi popularmente apelidado de "Bairro das Estacas".

Anónimo disse...

mete dó andar por lá. eu evito passear por aqueles lados precisamente para não me deprimir. aquilo está mesmo mau. muito simplesmente: as pessoas não percebem o valor daquilo. talvez daqui a 25 anos se dê o devido valor e os prédios sejam restaurados segundo o projecto original. nesse dia vou para lá viver. agora nem pensar.

Anónimo disse...

A transformação de excelente arquitectura.....em barracas sobrepostas e, isto não aconteceu de um dia para o outro. A necessidade de bons arquitectos não é assim tão grande. Policias, fiscais e tribunais.....é que este povinho merece.

JA

Anónimo disse...

Não seria possivel fazer uma Lei para retirar as marquises? que praga!

FJorge disse...

Não é preciso fazer uma lei para retirar marquises porque esa lei JÁ EXISTE, SEMPRE EXISTIU! São proibidas alterações das fachadas sem que primeiro seja elaborado um projecto de alterações que tem de ser aprovado pela CML. O que não existe em Lisboa: é fiscalização, interesse, cultura...

Anónimo disse...

Tenho vergonha de ser lisboeta, português ao olhar para coisas como estas. Mas as pessoas neste país serã cegas? Mas alguém no seu perfeito juizo pode afirmar que aquilo assim é bonito!?