The Best Public Transportation in Europe is in Munich, Poll Says
Munich has Europe’s best public transportation, according to a study published Tuesday. The survey, which covered 23 European cities, found that 9 offered only ‘‘acceptable’’ bus, streetcar and metro services.
The study was done by EuroTest, a group of automobile clubs in 15 nations led by the German auto club ADAC. It rated local public transportation on travel time, information, ease of transfer, costs, operating hours and access to bike and car parking.
Of the cities surveyed, only Munich rated ‘‘very good.’’ The survey found that public transit was ‘‘good’’ in 11 cities: Helsinki, Vienna, Prague, Hamburg, Copenhagen, Frankfurt, Barcelona, Leipzig, Cologne, Rome and Bern. It rated public transportation as only ‘‘acceptable’’ in Paris, Brussels, Amsterdam, Warsaw, Oslo, Lisbon, Madrid, London and Budapest. (March 3, 2010)
Foto: Eléctrico 24 (cujo regresso está prometido pela CML) no Largo do Carmo em 1979 pelo fotógrafo Olle S Nevenius.
14 comentários:
Lisboa não vai conseguir alterar os comportamentos de mobilidade insustentáveis (1 cidadão = 1 carro) com Transpotes Públicos que são «apenas aceitáveis».
Noutros países oferecem-se alternativas para o carro. Logo, pode-se optar. Em Lisboa, retiram-se opções e cortam-se estradas sem haver transportes. Querem melhorar os transportes em Lisboa? Retirem os eléctricos obsoletos de circulação.
tem piada meterem Lisboa no mesmo saco que Paris e Londres.
Eu gostava de saber quais as empresas estudadas para chegar a essa conclusão. A Carris e o Metro têm serviços muito bons. Devem ter ido investigar a Vimeca, TST, RL, Barraqueiro, etc...
Vimeca com melhor serviço do que a Carris? Ao menos a Vimeca não me deixa pendurado 40 e 60 minutos à espera de um transporte que passa a cada 17!
Curioso é como é que estamos no mesmo saco que Madrid! Lisboa, a cidade onde é preciso fazer 1001 transbordos, a cidade onde as linhas de caminho de ferro estão todas desligadas umas das outras ao passo que em Madrid está tudo ligado com frequentes serviços suburbanos, a cidade onde há comboios de Alcântara para Entrecampos e Oriente só aos dias de semana e de 30 em 30 minutos.
Aceitável já é muito bom. Devem ter andado só de comboio entre Belém e o Cais do Sodré.
e falou um patriota ferido...
não conheço como são os transporte fora de Lisboa, com excepção de Cascais que eram maus há 20/15 anos, mas os transportes em Lisboa melhoraram muito mesmo com rapidez, mais rápidos, mais confortáveis, chego a qq lado de transporte. só funcionam pior ao fds por efeito de redução de oferta como resposta à dimuição da procura. Nada se comparam aos transporte de 20 anos atrás. Eram sempre enchentes, Agora raramente apanho enchentes.
Retirem é os obsoletos automóveis de transporte individual das nossas cidades!
Há muitos portugueses que não sabem (ou fazem de conta que não sabem para cumprir agendas muito pessoais) o que se passa fora de Portugal.
Já estiveram em Munique? Viena? Copenhaga? Por lá é bem claro quais são os veículos obsoletos numa urbe em 2010.
O facto de Roma ser melhor classificada do que Paris em termos de transportes públicos diz muito sobre a fiabilidade deste estudo.
Já percebi que há bastante censura neste blogue. É uma pena, pois achava-o interessante, identificava-me com ele e começava agora a participar, mas, por não me terem sido publicados dois comentários dirigidos ao sr. Sousa que só diz alarvidades, não voltarei mais a este espaço e não o divulgarei a ninguém. Cumprimentos.
somente quem é utente esporadico da carris é que pode ter a opiniao que o transporte público de lisboa é "bom"
Então experimenta a Vimerda ou a TST (toda a sucata a transportar) e vê o que é bom para tosse! Quem dera a muita gente ter a Carris.
Quém dera à RL ter as mesmas condições que a carris. Mas para o alfacinha Lisboa é aquele pedacinho entre belém e o castelo/saldanha. O resto? O resto já é muito longe e Area Metropolitana de Lisboa é mentira!
Se o Lisboeta nem para a sua cidade consegue olhar, que direito têm para mandar no resto do país?
Porquê que a RL quereria ter as mesmas condições que a Carris? Para dar prejuizo? Ainda bem que a RL é uma empresa sustentavel.
Enviar um comentário