In Diário de Notícias (28/1/2007)
Luísa Botinas
«A Câmara Municipal de Lisboa (CML) vai retirar, faseada e temporariamente, os 21 novos radares recentemente colocados noutros tantos pontos da cidade para que seja realizada a aferição inicial dos aparelhos.
De acordo com fonte do gabinete da vereadora com o pelouro da Mobilidade na autarquia de Lisboa, os primeiros dez radares serão removidos já amanhã para serem submetidos a testes de aferição, por parte do Instituto Português da Qualidade. Sublinhando que todos os dispositivos "estão homologados e certificados", a mesma fonte do gabinete da vereadora Marina Ferreira disse ao DN que esta operação - que compreende ainda uma fase de testes a realizar na Base Aérea da Ota - "é um procedimento de rotina que deverá ser repetido anualmente", acrescentou.
A segunda fase de aferição, a incidir sobre os restantes 11 radares está marcada para 5 de Fevereiro.
De acordo com o semanário Sol, os sensores serão igualmente analisados pela Comissão de Protecção de Dados. Os 21 equipamentos passam a funcionar em regime sancionatório a partir de Março.
Quando se completou um mês após a colocação, em regime experimental, dos primeiros nove radares verificou-se uma tendência de redução da velocidade.
"No primeiro dia de testes (19 de Dezembro de 2006), os nove radares apanharam quase 13 mil infractores e no último (11 de Janeiro) apenas 1060", explicou ao DN Marina Ferreira, vereadora da Mobilida- de na edição de 17 de Janeiro de 2007. Ainda assim, admitia aquela responsável, "é assustador imagi- nar que há pessoas que circulam em Lisboa a mais de 200 quilómetros/hora".
De acordo com os dados reunidos até àquele período, já tinham sido detectados mais de 71 mil condutores (71 029) em excesso de velocidade. A Radial de Benfica continuava a ser a via onde se circula mais rápido, sendo que a velocidade máxima ali registada foi de 218 quilómetros/hora. Os 21 radares vão continuar a funcionar em regime "preventivo e pedagógico", explica a vereadora, mas a partir de Março as multas serão a doer. Nessa altura, e ao contrário do que acontece actualmente [com os radares calibrados para dar um tolerância de 20 km/hora acima do permitido na via], a tolerância será de zero. A fiscalização é feita pela Polícia Municipal, que terá a responsabilidade de levantar o auto que será enviado para a Direcção-Geral de Viação.»
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