Lisboa é cortada por diversos muros que impedem a circulação de pessoas e veículos entre Ruas e Bairros. Um desses muros é a Segunda Circular que, salvo uma mão cheia de travessias pedonais superiores (daquelas em que se tem de andar de um lado para o outro antes de chegar ao tabuleiro, percorrendo uma distância extra-travessia superior ao obstáculo a transpor), corta a ligação social da Cidade ao longo do seu percurso.
Não encontrei uma solução para este problema na proposta de revisão do PDM (espero ter procurado mal), mas julgo que é inadmissível a existência, por exemplo, de uma distância de 2 km entre a Estrada da Luz e o Campo Grande, ao longo da qual é impossível a travessia rodoviária da Segunda Circular a partir dos bairros que esta atravessa: o Eixo Norte-Sul é uma via estruturante e não conta para este campeonato, além de ser também um muro...)
Soluções para este problema (aproveitando o facto que a função agora desempenhada pela Segunda Circular passará para a CRIL, quando concluída) há várias:
Construção de passagens inferiores para peões e automóveis;
Rebaixamento da Segunda Circular, transformando-a numa Avenida a sério; ou
Rebaixamento da Segunda Circular nalguns pontos, transformando-a em semi-túnel.
1 comentário:
deviam,era de trançformar a segunda circular em uma verdedeira auto-estrada urbana com 5x5 vias por quosa do transito,e essa auto-estrada deveria ser 100% em tunel ou 100% em viaduto.
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