05/02/2009

Petição Pela permanência do Museu Nacional de Arqueologia nos Jerónimos:



Por favor assine tambem e passe aos seus contactos:

http://www.peticao.com.pt/museu-nacional-de-arqueologia

Obrigado!

8 comentários:

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lesma Morta disse...

As negociação entre o Ministério da Defesa e o Ministério da Cultura para a ampliação do Museu de Marinha para o espaço onde se encontra actualmente o Museu Nacional de Arqueologia parecem-me de todo apropriadas.

O Museu de Arqueologia, em minha opinião, não faz sentido num espaço que celebra os descobrimentos como é o complexo dos Jerónimos. Seria muito mais interessante na realidade aí instalar todo o acervo da marinha e dos descobrimentos. Já outra coisa é saber-se onde colocar o espolio do Museu de Arqueologia. Definitivamente a Cordoaria não será o local ideal. Mas pelo que sei do director do Museu de Arqueologia, o Prof. Dr. Luis Raposo, que por sinal foi meu professor na cadeira de Pré- Historia, não dará isto de barato.

O que me parece certo é que seja qual for o espaço, terá de albergar uma vastíssima colecção, muita por expor, sendo que o actual espaço não tem capacidade de expansão a menos que se retirasse de lá o Museu da Marinha o que não é sensato.

Faça-se o que se fizer respeite-se aquele que é um dos maiores e mais importantes acervos museológicos portugueses bem como o meritíssimo trabalho do Dr Leite de Vasconcelos, seu fundador em 1893 e seu primeiro director.

Jorge Santos Silva

Anónimo disse...

não percebo o porquê de estar contra a mudança....

Anónimo disse...

Porque não colocar o museu de arqueologia, etnologia juntos mas na baixa, ou mesmo no chiado, transformado o quarteirão do governo civil num enorme museu com diferentes pólos.

Anónimo disse...

Porque não noutro lado, que funcione como polo de atracção para lá. Uma zona de Lisboa que precise de uma dinamização do gênero. E terá que ser em Lisboa cidade?
Por outro lado existem para aí tantos edifícios do Estado devolutos e a cair. É verdade e o Pavilhão de Portugal, não podia albergar um deles. Não sei que valência tem actualmente.

Anónimo disse...

Porque não pôr os museus todos em bolandas de um lado para o outro.
Troquem tudo de sítio:
Coches, no novo museu; espólio arqueológico, na cordoaria; marinha, no Arsenal da dita; Museu do traje pode ir para onde?? Já sei, para o Planetário!!!
Está tudo louco neste país?
Não temos dinheiro para mandar cantar um cego e é só idiotas com ideias luminosas!!!

Anónimo disse...

VELHO DO RESTELO!!!

Anónimo disse...

Parece que, de repente, todos perderam a memória. O projecto de consagrar todo o Mosteiro dos Jerónimos ao Museu de Marinha é um velho projecto do Almirante Américo Tomás. É um projecto ideológico do Estado Novo, na sua versão final, mais decadente. Foi depois continuado corporativamente pelo Conselho de Revolução que publicou um decreto em que determinava que todos os espaços dos Jerónimos não afectos ao culto deveriam ser entregues à Marinha. Que ministro é este é este, democrático, europeu e do século XXI (já nem se quer vale a pena dizer “socialista”), que quer entregar o principal ex-libris arquitectónico do País aos militares, dando cumprimento ao projecto do Estado Novo, que estava enterrado e bem enterrado. È que nem sequer se trata de fazer um Museu dos Descobrimentos, civilista e dependente da Cultura – com o que eu concordaria.
Trata-se de dar um sinal de militarização do regime. Ponto final.