16/02/2009

ESPECIALIDADES DO TERREIRO DO PAÇO: « O Pançudo da Bifanas »



Depois da barraca das «Porras & Churros» agora temos o «Pançudo das Bifanas». Que outra capital da Europa faz isto à sua mais nobre e monumental praça?

16 comentários:

Anónimo disse...

É uma vergonha sim senhor!

Anónimo disse...

Mania que nós temos de ser iguais aos outros! Sempre foi tipico de Portugal onde há eventos haver comes e bebes. Se promoveram o T. do Paço para as pessoas andarem a pé é normalissimo que a seguir queiram compensar as calorias perdidas com uma sande de corato e uma mine. Também à rolottes junto à pista do Aeroporto para quem vai ver levantar os aviões, e junto aos estádios de futebol, e à noite um pouco por toda a cidade. Aliaz os estrangeiros adoram isto e têem pena que lá nos outros países da Europa não haja.

Assim como adoram ir à feira do relógio comprar coisas de marca muito mais baratas.

M Isabel G disse...

acho que já vi essas empresas on wheels junto ao sporting em dias de jogo...

Anónimo disse...

Isto só visto! Um exemplo do "Portugal no seu pior"!

Anónimo disse...

VERGONHOSO!

algo impensável em qualquer centro histórico de uma cidade europeia.

nem nos países mais pobres da europa de leste (que conheço bem).

Anónimo disse...

Ao anónimo das 12:43,
isto não se trata de querer ser igual aos outros. Apenas exitem lugares para tudo, e uma praça nobre não é o lugar para o "Pançudo das Bifanas."
Isto é mais uma prova de como Lisboa (e todo Portugal) é um país de terceiro mundo disfarçado de primeiro mundo. Talvez quando todos os portugueses finalmente sentirem isso e tiverem vergonha, as coisas mudem. Só passamos a imagem de um povo saloio e coitadinho para os turistas e para o exterior. É triste.

Anónimo disse...

Não vou fazer comparações com as praças europeias, poderia citar as magnificas praças espanholas de Madrid, Santiago Compostela, Salamanca, de Itália a famosa Praça de São Marcos, França a Place Vendome, entre outras.

Não podemos fazer qualquer comparação possível porque todas estas cidades não foram abandonadas pelos seus cidadãos. Não foram viver para os condomínios ou blocos de apartamentos de luxo na periferia.

As cidades Europeias estão vivas e, em conformidade com os seus habitantes. A nossa também!

A cidade de Lisboa(Centro) e o eixo Rossio - Praça do Comercio, há muito que está esquecida, pela autarquia e pela população. Eu resido no coração da Baixa pombalina, corajosamente! Confesso. As dificuldades e as exigências que a Câmara Municipal e o IPAR, colocam ao simples pedido para o restauro das habituações de particulares e em seguida aprovam e fomentam os Domingos parolos, que só já se encontram nas aldeias mais remotas de Portugal, não corresponde ao critério de exigência referido.


Este domingo, passei a pé pela Baixa, Castelo, Cerca Moura. A Baixa, é de facto, o exemplo pior quer da qualidade dos espaços de restauração, quer do comercio em si. A Chegada ao Terreiro do Paço é uma desilusão, não por estar entaipado para as obras que estão a decorrer, mas sim pelo horror da ocupação autorizada. Desde a roulotte da fotografia, à vergonhosa feira nas arcadas, tudo é deprimente. Como cidadão e residente neste bairro tão bonito, estou indignado.


Não ponham lá nada, se não há condições para ser feito com a maior dignidade que este espaço merece, limpem e vigiem.

P.S.Nas arcadas dos ministérios, para além dos Sem Abrigo que as ocupam, há um cheiro nauseabundo a urina...

Anónimo disse...

obrigado FJorge; isto é o retrato da parvónia total; e o pior é que partiu do presidente da câmara como diz; como explicar isto aos amigos estrangeiros? que somos governados por um mayor que é fã do "pançudo das bifanas"? quem não tem vergonha disto ou é cego ou é um pançudo das bifanas.

Lesma Morta disse...

É indiscritivel. Quando o Executivo é parolo tudo se torna bacouco, pequeno e feio. O conceito de "para as pessoas", para mim, não é este definitivamente. Com estes senhores (todos) na CML não passaremos nunca do "very tipical".
É triste.

Anónimo disse...

Não há ninguém (no MC, IGESPAR, Governo) que tenha coragem de mandar parar com esta feira de horrores.

Anónimo disse...

VERGONHA!!!

Anónimo disse...

só faltam os carrinhos de choques e uma feira de atoalhados...

Anónimo disse...

Já agora, porque é que não mudam a Feira da Ladra para o Terreiro do Paço?!! Só falta isso! Senhor presidente Costa, tenha dó de nós e acabe com esta fantochada parola que cheira a fritos e coca-cola!

Anónimo disse...

Lá também há algodão doce? A ver se vou ao Terreiro do Paço um dia destes.

Anónimo disse...

Quanto a mim, posso informar que deixei de ir ao Terreiro do Paço aos domingos.

João Véstia disse...

Não é que eu goste muito do Pançudo das Bifanas - a Baixa é o pior sitio possível para farturas e bifanas - mas alegrem-se, que isto não é exclusivo de Lisboa. Veja-se aqui, em Paris: http://www.flickr.com/photos/purosuingue/3062636056/ Churros e farturas na Bastille.