04/01/2010

O abate da Chorisia

foto sn©2009


Para quem não sabe o que é uma chorisia sp., deixo aqui uma fotografia da sua floração que ocorre durante o Outono:





"O inacreditável aconteceu. A Cruz Vermelha Portuguesa, entidade que pugna pela Defesa da Vida, na semana de 5 a 11 de Dezembro de 2009, invadiu terrenos municipais e procedeu ao abate de uma árvore da espécie Chorisia sp. sem o conhecimento da Junta de Freguesia dos Prazeres nem o parecer dos técnicos do pelouro dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Lisboa.

Tal procedimento abusivo sobre um bem que não lhe pertencia mas antes fazia parte integrante do Jardim 9 de Abril, espaço verde abrangido pela Zona Especial de Protecção do Museu Nacional de Arte Antiga, exige, quanto a nós, Associação Lisboa Verde, uma denúncia pública e uma tomada de posição para que este acto não fique impune."

Pinto Soares neste blogue.

3 comentários:

Jorge Pinto disse...

É de facto inacreditável, mas quando o exemplo vem de cima, de quem tem por obrigação zelar pelo património arbóreo desta cidade, não é de admirar. Já agora pergunto: porque é que esta Chorisia não estava classificada? A do jardim do Príncipe Real e a da Praça da Alegria estão classificadas.

Anónimo disse...

Olha, olha, o pelouro dos Espaços Verdes da CML há-de se ralar imenso com isso, a avaliar pelas tropelias a eito que tem cometido...

Anónimo disse...

Quando se toma o espaço público por privado e as entidades fiscalizadoras não actuam, resulta nestas situações.
O que irá acontecer de seguida? Uma bela multa para a CVP ou uma bela jurisprudência para casos futuros. A ver vamos ....
Luís Alexandre