Câmara Municipal de Lisboa
Abertura do período de discussão pública do Plano de Urbanização da Avenida da Liberdade e Zona Envolvente (PUALZE)
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Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
2 comentários:
Peca por pouco ambicioso, apesar de tudo.
gostaria de ver pensada a introdução de electricos transversais, na ligação de ambas as colinas, Bairro-Alto/Príncipe Real, Campo Mártires da Patria; Rato, Conde redondo.
Seria seguramente mais barato e eficaz que uma suposta linha de metropolitano subterrâneo "das colinas", mais redutor de automóveis, do estacionamento selvagem e potenciador do turismo.
Concordo
Apesar de ser uma zona bem servida de transportes públicos, eles são sobretudos orientados no sentido radial e não circular ou transversal.
Ligações transversais à Avenida, por eléctrico, ligando o Bairro Alto, Príncipe Real e Rato, ao Campo de Santana, Gomes Freire, Conde Redondo, seria seguramente, menos oneroso e mais concretizável que uma linha de metropolitano subterrâneo "das colinas".
Será também mais eficaz na redução de trânsito automóvel, eficaz na redução do estacionamento selvagem e teria um efeito multiplicador no turismo, na ligação das duas encostas da avenida. mais redutor de automóveis, do estacionamento selvagem e potenciador do turismo.
Se a isso for aliada a ponderação de:
a) Linhas de eléctrico que se estendam à Estrela/Campo de Ourique (oeste) ou para a Graça e Castelo (este);
b) Reactivação da linha 24, entre o Cais do Sodré/Largo do Carmo a Campolide, que cruzaria com estas linhas e já possui carris implantados
teríamos potenciais concorrentes à linha 28 de eléctrico, valorizando e potenciando o charme da avenida e permitindo a extensão do turismo a bairros menos acessíveis e replicando o efeito de ligação que se pretende com o parque Mayer.
Acresce que não é nada seguro que o Metro irá concretizar essa ligação e mesmo que tal seja planeado, seguramente não será antes de 2020. E mesmo nesse caso, as ligações entre encostas ficariam dependentes de uma linha subterrânea apenas, sem qualquer dos efeitos benéficos que teriam várias linhas de eléctricos à superfície.
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