02/02/2009

Mais pérolas a porcos?










Eis algumas das fotos da construção da mais fabulosa das vivendas do Restelo, na Rua da Alcolena, nº 28 (mesmo por baixo da divina Capela de São Jerónimo), da autoria do Arq. Varela e de Almada Negreiros. Acaba de entrar um pedido de construção nova para ali (125/EDI/2009, de uma tal Soindol-Sociedade de Investimentos Dominais, Lda).

Eu pergunto: estes ministros todos da cultura e das educações, respectivos secretários e secretárias, adjuntos e demais prole, mais os escribas do regime, será que de entre todos esses iluminados não há ninguém que evite que se dê mais este atentado ao património de Lisboa e do país?

Uma casa modernista destas, em qualquer cidade que se preze pela sua memória e pela riqueza (pouca) do seu património, já devia estar restaurada, ter sido divulgada e utilizada como casa-atelier de arquitectos e artistas plásticos. Já o ministério e o município teriam elaborado um roteiro de qualquer um dos seus autores. Mas aqui é esta triste sina, usando-se os poucos dinheiros públicos (mais os que caem do céu, aliás, do casino) para coisa idiotas. Até quando?


Fotos: Arquivo Municipal

2 comentários:

Julio Amorim disse...

.....é mesmo de ter receio, quando valores destes correm o risco de desaparecerem. A arquitectura modernista está na lista de espera para o próximo ataque. E porque não? Quem permitiu a destruição da Fontes Pereira de Melo - Av. da República, vai permitir tudo...de certezinha absoluta. Mais um aviso para continuarmos bem à defesa...

Anónimo disse...

Não neste caso, mas se atacarem a arquitectura dos anos 70-80, em muitos casos é um favor que nos fazem. O problema seria que iria nascer arquitectura dos anos 00, o que não anima.